Home Eventos Doenças do sistema digestivo são discutidas em evento

Doenças do sistema digestivo são discutidas em evento

E-mail Imprimir PDF

Endoscopia é capaz de tratar a lesão em seu estágio inicial sem a necessidade de cirurgia

Na próxima semana, de 20 a 25 de novembro, será realizada no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul), a IX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD).

No alvo das discussões estão as doenças do trato gastrointestinal e os avanços nos tratamentos, especialmente a endoscopia digestiva como procedimento terapêutico, não só diagnóstico.

Para se ter uma ideia da gravidade do assunto, apenas em Belo Horizonte, as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para 2010 são de 520 novos casos de câncer do cólon e reto, 300 de neoplasias no estômago e 150 ocorrências no esôfago.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), uma das instituições organizadoras da IX Semana, Dr. Carlos Alberto Capellanes, a endoscopia auxilia na detecção destas doenças em seu estágio inicial, o que aumenta em 50% as chances de cura. “Por via endoscópica é possível realizar de forma segura a ressecção do tecido doente e, na maioria dos casos, evitar que o paciente seja submetido a procedimento cirúrgico”, explica.

A cápsula endoscópica, considerado pelos especialistas um procedimento diagnóstico revolucionário, será tema de discussões. Trata-se de uma microcâmera que, inserida dentro de uma cápsula semelhante à de remédio, é engolida pelo paciente e passa pelo estomago, esôfago, duodeno, intestino grosso e delgado.

Enquanto percorre o aparelho digestivo, a câmera registra tudo em imagens fotográficas captadas por sensores que, em seguida, são enviadas para um computador e são analisadas pelo endoscopista. “O paciente engole a cápsula e vai trabalhar, sem precisar ficar de repouso como na endoscopia tradicional. Ao final do dia, ele retorna, nós retiramos a microcâmera e analisamos as imagens”, explica Capellanes.

Além das novas técnicas cirúrgicas endoscópicas, os especialistas abordarão as doenças mais comuns como refluxo, cirrose hepática, hepatites e, mais raras como esôfago de Barrett, que atinge a parte inferior do esôfago e tem sintomas semelhantes aos do refluxo, podendo evoluir para um câncer em 10% dos casos.

Sobre o SBAD
Organizado pela SOBED, Federação Brasileira de Gastroenterogia (FBG), Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD) e pela Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva (SBMD), a IX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD) reúne anualmente especialistas nacionais e internacionais que discutem as doenças do trato digestório e os avanços terapêuticos.

Serviço:
IX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo
Data: 20 a 25 de novembro de 2010
Horário: das 7h30 às 19h
Local: Centrosul – Centro de Convenções de Florianópolis – Santa Catarina
Endereço: Av. Gustavo Richard, 850 - Baía Sul – Centro – Florianópolis - Santa Catarina

Mais informações: www.sbad.org.br
Thaís Martins  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tatiana Almeida  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Kelly Silva  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Twitter: @rspressweb

 

 

Publicidade

Facebook

Publicidade

Banner DL Gráfica

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Vídeo da Semana

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Assine / RSS

Quem está Online

Nós temos 76 visitantes online