Vacina contra rotavírus reduz internações de crianças por gastroenterite 

E-mail Imprimir PDF
Há três anos, a saúde da criança brasileira ganhou um reforço com a incorporação da vacina contra o rotavírus no Calendário Básico de Vacinação da Criança. O vírus é uma das principais causas de gastroenterite e provoca a maior parte dos óbitos em crianças menores de cinco anos.
 
Em Belo Horizonte, a medida já reflete no número de internações: em 2006, foram internadas 1.500 crianças nessa faixa etária com gastroenterite, ao passo que, no ano passado, o número caiu para 600 internamentos. Em termos percentuais, a queda foi de 60% no total de internações.
Leia mais...
 

Gravidez e calor

E-mail Imprimir PDF
Durante as altas temperaturas, gestantes devem evitar efeitos nocivos do sol e privilegiar alimentação leve
 
Se para qualquer um, os dias quentes de verão exigem maior proteção e hidratação da pele e do organismo, para as gestantes, a preocupação deve ser redobrada.
 
 “A mulher abriga um ser em formação, por isso é preciso ter boas condições físicas para o bem-estar do bebê”, ressalta o obstetra Talvanes Ferrari Parizio, do Hospital Belo Horizonte.
 
Os cuidados envolvem a hidratação, a alimentação, a higiene pessoal, o uso de cosméticos e de roupas apropriadas, bem como a redução à exposição aos raios solares e a ida a piscinas e praias. 
Leia mais...
 

Identificada enzima que propaga o câncer

E-mail Imprimir PDF
Pesquisadores do Reino Unido dizem que substância é responsável por preparar partes do corpo que serão atingidas por células tumorais, facilitando processo de metástase

Londres - Em estudo publicado na revista científica Cancer Cell, pesquisadores britânicos afirmam ter descoberto a enzima responsável pelo alastramento das células cancerígenas, um processo conhecido como metástase. Os cientistas explicam que a enzima chamada LOX é crucial na evolução da metástase, que ocorre quando o câncer se espalha para outras partes do corpo. 

Em muitos casos de câncer, não é o tumor inicial que mata – o perigo está nas células que circulam para outras partes do corpo, um processo responsável por 90% das mortes relacionadas à doença. O estudo indica que a LOX atua enviando sinais para preparar a área do corpo que será atingida pelas células cancerígenas. Segundo os cientistas, sem este processo de preparação, o ambiente pode ser muito hostil para possibilitar o crescimento do câncer. 
Leia mais...
 

Menina vê pela 1ª vez após tratamento com células-tronco

E-mail Imprimir PDF
Uma menina britânica de dois anos de idade que nasceu cega teve sua visão reparada graças a um tratamento com células-tronco.

A britânica Dakota Clarke, da cidade de Newtownabbey, na Irlanda do Norte, nasceu com displasia septo óptica, uma deficiência rara no nervo ótico que provoca cegueira.

Ela foi submetida a um tratamento no hospital de Qingdao, na China. Segundo a família, que arrecadou dinheiro por meio de doações para a operação na China, o tratamento e a cirurgia não são realizados na Grã-Bretanha.
Leia mais...
 

Falta leite materno

E-mail Imprimir PDF
Estoques do Hospital Odilon Behrens e da Maternidade Odete Valadares, em BH, estão baixos e precisam de reforço. Mães que amamentam, não fumam e não bebem podem contribuir

Enfermeira Marzi de Abreu mostra geladeira praticamente vazia, no Odilon Behrens, onde há apenas quatro litros para alimentar bebês até terça-feira
Na porta do Banco de Leite do Hospital Municipal Odilon Behrens, no Bairro São Cristóvão, na Região Noroeste de Belo Horizonte, o cartaz adverte: “Para você é leite, para a criança é vida.” Apesar do aviso, a maternidade continua sofrendo com a escassez de leite humano. 

Ontem, havia apenas quatro litros armazenados no freezer, o suficiente para alimentar os bebês somente até terça-feira. A cada mês, são necessários 30 litros de leite materno, mas há um déficit de cerca de 30%. As doações rendem 19 litros/mês, em média. O restante é conseguido em outros bancos ou é usado o leite artificial. 
Leia mais...
 

Prevenção do câncer de próstata gratuito

E-mail Imprimir PDF
O Ministério da Saúde adverte: preconceito faz mal. Um em cada cinco homens terá câncer de próstata simplesmente por tabu, medo e insegurança de fazer o exame de toque retal, indicado a partir dos 40 anos.
 
Preocupados com a ironia dos colegas, eles não sabem que o exame dura apenas 10 segundos e é mais eficiente para detectar tumores do que o Prostatic Specific Antigen (PSA). 

Até 20% da população masculina pode apresentar o PSA normal, mas ter o exame de toque alterado. A maioria também não sabe que o câncer de próstata é silencioso e assintomático. A má notícia é que não há como evitá-lo e a boa é que tem cura. O mais seguro é fazer os dois exames juntos: o de toque e o PSA. 
Leia mais...
 

Câncer de Mama

E-mail Imprimir PDF
O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. 

Este tipo de câncer representa nos países ocidentais uma das principais causas de morte em mulheres. As estatísticas indicam o aumento de sua freqüência tantos nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento.
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. 
Leia mais...
 

O bebê não come?

E-mail Imprimir PDF
Às vezes os bebês comem apenas um pouco. Isto pode causar grande preocupacão nas mães que insistem que seu filho coma, mesmo que não tenha fome. 

O que acontece é que o apetite de um bebê se relaciona com suas necessidades energéticas. Quando fazem muita atividade, as crianças comem mais. Se ao contrário, gastam menos energia, não têm fome. 

Os especialistas afirmam que as variações de apetite são normais sempre que a criança se mantém ativa e cresça normalmente.
 
Além disso, se a criança comer alguma coisa fora de hora como um biscoito ou um chocolate, é provavel que na hora de almoçar não tenha apetite. 
Leia mais...
 

Enxaqueca

E-mail Imprimir PDF
A Enxaqueca é um problema muito comum. Os estudos mostram que uma pessoa a cada cinco sofre dela. Além de dor de cabeça forte, a pessoa com Enxaqueca pode ter uma série de outros sintomas, como náuseas, vômitos, tonturas, visão embaçada, formigamentos pelo corpo, etc. 

Os mais diversos alimentos podem desencadear Enxaqueca. A lista é infinita, e varia de pessoa para pessoa. Seria angustiante e uma grande perda de tempo sair a busca de todos os alimentos desencadeantes em cada um dos enxaquecosos, e recomendar a todos que os evitassem. Já pensou na frustração de ter que dispensar um delicioso sorvete, vinho, ou uma barra de chocolate, batatas fritas, e outras gostosuras inevitáveis no nosso dia-a-dia?!? 

Não, a solução não é viver dentro de uma bolha e sempre passando vontade, mas sim melhorar para que você possa vir a se expor a esses ingredientes, sem ganhar uma crise de enxaqueca em troca. Isso é a verdadeira melhora da enxaqueca! 
Leia mais...
 


Pagina 21 de 23

Publicidade

Facebook

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Quem está Online

Nós temos 41 visitantes online