Nova técnica para tratar próstata aumentada

E-mail Imprimir PDF
Um parecer aprovado pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) abre caminho para a utilização no Brasil de uma técnica menos invasiva para tratar o aumento benigno da próstata (hiperplasia), problema que atinge cerca de 50% dos homens com mais de 50 anos.
Trata-se da embolização das artérias da próstata, que pode servir como alternativa a medicamentos e a outros procedimentos cirúrgicos.
Leia mais...
 

Vasectomia biológica

E-mail Imprimir PDF
Um grupo de cientistas da Universidade Monash, em Melbourne, na Austrália, apresentou ontem resultados promissores em experimentos que buscam uma via “alternativa” para a pílula anticoncepcional masculina.
A técnica, baseada em terapia genética, funciona como uma espécie de vasectomia biológica.
Camundongos foram alterados geneticamente para não expressar as proteínas alfa1A-adrenérgico e P2X1-purinoceptor, envolvidas na locomoção do gameta masculino. Durante o ato sexual, os espermatozoides das cobaias não saíram com a ejaculação.
Leia mais...
 

Café ajuda o cérebro a armazenar memórias de longo prazo

E-mail Imprimir PDF
BALTIMORE (EUA) - Uma ou duas xícaras de café por dia pode aumentar a capacidade que o nosso cérebro tem de armazenar memórias de longo prazo, apontam pesquisadores dos Estados Unidos.
O grupo de cientistas constatou, por meio de um estudo, que as pessoas que haviam tomado uma dose de cafeína depois de olhar para uma série de imagens dotavam de mais condições de distinguir determinadas fotos quando, no dia seguinte, foram apresentadas a imagens semelhantes.
Leia mais...
 

Mamografia gratuita em BH

E-mail Imprimir PDF
De quarta-feira (16) até o próximo sábado (19), mulheres com idades entre 45 e 59 anos terão a oportunidade de fazer gratuitamente mamografia em Belo Horizonte.

Dois caminhões itinerantes ficarão do lado externo do Minascentro, na avenida Augusto de Lima, no Centro de BH, para realização do exame.
A ação faz parte da programação do mês internacional de combate ao câncer de mama e ocorre em parceria entre a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e o Governo de Minas. Os exames serão feitos durante a 17ª edição do Congresso Brasileiro de Mastologia.
Leia mais...
 

Cólica forte e dificuldade para engravidar ?

E-mail Imprimir PDF
O afastamento da atriz Fernanda Machado da novela Amor à Vida chamou a atenção para uma doença que atinge 15% das mulheres entre 15 e 45 anos: a endometriose. Os principais sintomas são cólicas fortes, dor na relação sexual e dificuldade para engravidar.

Mas não só. “Dor com irradiação para a raiz da coxa ou para o ânus e desconforto para evacuar - às vezes acompanhada de diarreia - ou para urinar durante o período menstrual também são sinais da doença”, esclarece o chefe do Ambulatório de Endometriose do Hospital Universitário Pedro Ernesto e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o médico Marco Aurélio Pinho de Oliveira.
Leia mais...
 

Cura dos cabelos brancos e vitiligo pode estar perto

E-mail Imprimir PDF
Um grupo de cientistas anunciou ter descoberto uma forma de "curar" cabelos grisalhos ou brancos com um remédio.
Eles chegaram ao tratamento após descobrir, em 2009, a causa do aparecimento dos cabelos brancos --um processo de envelhecimento conhecido como "estresse oxidativo".
Conforme envelhecemos, nosso cabelo acumula peróxido de hidrogênio (que em solução aquosa é conhecido comercialmente como água oxigenada), um descolorante que tira a cor natural do cabelo.
Leia mais...
 

Rim produzido em laboratório

E-mail Imprimir PDF
Um time de pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts, nos EUA, conseguiu "cultivar" um rim em laboratório e transplantá-lo para um rato, onde ele começou a produzir urina.
A técnica, apresentada na revista científica "Nature Medicine", não produz rins tão eficientes como os naturais --quando foi testado, o rim artificial produziu 23% da urina de um natural, e depois de transplantado em um rato, a sua eficiência caiu 5%. Mas, segundo especialistas em medicina regenerativa, a técnica representa uma enorme promessa.
Segundo Harald Ott, do Centro de medicina Regenerativa do Hospital Geral de Massachusetts e líder da pesquisa, se o que deu certo nos ratos puder ser adaptado para a escala humana, então pacientes que esperam por um rim doado poderiam teoricamente receber um novo órgão derivado de suas próprias células. Isso diminuiria bastante o risco de rejeição e aumentaria o número de rins disponíveis.
Leia mais...
 

Gordura pode não ser responsável por doenças cardíacas

E-mail Imprimir PDF
A associação entre o consumo de carne vermelha e doenças cardíacas pode não estar relacionada apenas à gordura mas também às bactérias do corpo humano que se alimentam de uma substância química da carne.
Um estudo publicado no periódico "Nature Medicine" apontou que bactérias que habitam o trato digestivo humano metabolizam um composto da carne chamado carnitina, transformando-o em óxido de trimetilamina, conhecido como OTMA.
Esse metabólito já havia sido relacionado ao desenvolvimento de aterosclerose (doença que causa o entupimento de artérias) em humanos.
Leia mais...
 

Municípios e Estados serão obrigados a pagar cirurgias de redução do estômago

E-mail Imprimir PDF
A cada ano, cresce o número de pessoas que encaram o desafio de emagrecer reduzindo o tamanho do estômago por meio de cirurgia bariátrica. Na última década, o número de cirurgias deste tipo cresceu mais de 500%.
Atualmente, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos países que mais realizam este tipo de intervenção, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), a previsão é de que em 2011 sejam realizadas 70 mil cirurgias de redução de estômago no país.
Leia mais...
 


Pagina 5 de 22

Publicidade

Facebook

Publicidade

Banner DL Gráfica

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Quem está Online

Nós temos 968 visitantes online