Formigamento pode ser sinal de má postura e também sintoma de doença

E-mail Imprimir PDF
O formigamento acontece quando um nervo é pressionado ou falta sangue em alguma região do corpo – essa sensação pode ser apenas reação momentânea do corpo, geralmente por causa de um erro de postura, mas também sintoma de doenças graves, como a diabetes e a hipertensão ou até mesmo infarto ou AVC, como explicou o cardiologista Roberto Kalil no Bem Estar desta terça-feira (5).
Por isso, é importante ficar atento aos sinais que o corpo dá para, se for o caso, procurar um médico. Por exemplo, quando apenas um lado do corpo formiga, geralmente o rosto e braço ou perna e braço, pode ser um sinal de AVC, resultado da falta de sangue no cérebro, o que pode levar ao entupimento ou vazamento de uma veia. Caso a pessoa sinta esse sintoma, deve ir imediatamente ao hospital para evitar que ela tenha complicações maiores.
Por outro lado, quando a dormência irradia-se para o braço, principalmente o esquerdo, e vem acompanhada de outros sintomas, como dor ou aperto no peito, aperto na garganta, náuseas e suor, pode ser alerta de problemas cardiológicos, como angina ou até mesmo o início de um infarto. Em casos mais raros, ela pode sentir também palpitações, tontura e também desmaiar – da mesma maneira, ela deve ir ao hospital o quanto antes.
Leia mais...
 

Aleitamento materno

E-mail Imprimir PDF
Estimular o aleitamento materno significa, antes de tudo, evitar a mortalidade infantil. Estima-se que a amamentação pode evitar 13% das mortes de crianças com menos de cinco anos em todo o mundo, além de diminuir os riscos de alergias e doenças respiratórias, evitar a desnutrição e a obesidade infantil.
A professora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) Anna Chiesa acrescenta que introduzir alimentação complementar nos primeiros meses de vida do bebê aumenta os riscos de diarreia e contribui para diminuir a produção de leite, processo que pode culminar na interrupção da amamentação.
Para a criança
» Quanto maior o tempo que a criança for amamentada, menor será a chance de ela apresentar sobrepeso. Isso ocorre graças ao desenvolvimento de mecanismos de autorregularão de ingestão de alimentos das crianças amamentadas.
» A amamentação protege contra infecção respiratória, principalmente
quando ela é exclusiva nos primeiros seis meses, e diminui
a gravidade dos episódios de infecção respiratória.
Leia mais...
 

Doença de Huntington

E-mail Imprimir PDF
O que é?
A doença de Huntington é hereditária e ocorre quando as células nervosas em certas partes do cérebro se desgastam ou se degeneram.

Causas
A doença de Huntington é causada por um defeito genético no cromossomo 4. Esse defeito faz com que uma parte do DNA, denominada sequência CAG, ocorra mais vezes do que deveria ocorrer. Normalmente, esta seção do DNA se repete de 10 a 28 vezes. Mas em pessoas com doença de Huntington, ela se repete de 36 a 120 vezes.
À medida que o gene é transmitido através dos membros da família, o número de repetições tende a aumentar. Quanto maior o número de repetições, maiores são as chances dos sintomas se desenvolverem cada vez mais cedo. Portanto, a doença é passada entre gerações na família, e as pessoas vão apresentando os sintomas cada vez mais cedo.

Leia mais...
 

Mais de 80 planos de saúde suspensos

E-mail Imprimir PDF
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta terça-feira a suspensão da venda, por três meses, de 111 planos de saúde, administrados por 47 operadoras.
A partir da próxima sexta-feira, as operadoras estarão proibidas de comercializar os planos, em função do descumprimento de prazos e das negativas indevidas de cobertura assistencial contratada pelos consumidores.
Dos 111 planos, 83 estão sendo suspensos a partir deste 8º ciclo de Monitoramento da Garantia de Atendimento e 28 permaneceram com a comercialização proibida, desde o ciclo anterior, por não terem alcançado a melhoria necessária para serem reativados. Entre as operadoras, 31 permaneceram na lista de suspensões.
Leia mais...
 

Venda proibida de quatro suplementos alimentares

E-mail Imprimir PDF
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e a venda de quatro suplementos alimentares para atletas: Isofast-MHP, Alert 8-Hour-MHP, Carnivor e Probolic-SR-MHP.
A decisão está publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 17. A proibição está valendo a partir de hoje. Todas as resoluções foram assinadas pelo diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano.
Quanto à proibição do "alimento para atletas marca Isofast-MHP", a decisão foi tomada pelo fato de o produto "apresentar BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) e não se enquadrar em nenhuma das classificações descritas nos artigos 5º e 29 da Resolução da Diretoria Colegiada nº 18, de 27 de abril de 2010", cita a decisão da Anvisa.
Leia mais...
 

Nova técnica para tratar próstata aumentada

E-mail Imprimir PDF
Um parecer aprovado pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) abre caminho para a utilização no Brasil de uma técnica menos invasiva para tratar o aumento benigno da próstata (hiperplasia), problema que atinge cerca de 50% dos homens com mais de 50 anos.
Trata-se da embolização das artérias da próstata, que pode servir como alternativa a medicamentos e a outros procedimentos cirúrgicos.
Leia mais...
 

Vasectomia biológica

E-mail Imprimir PDF
Um grupo de cientistas da Universidade Monash, em Melbourne, na Austrália, apresentou ontem resultados promissores em experimentos que buscam uma via “alternativa” para a pílula anticoncepcional masculina.
A técnica, baseada em terapia genética, funciona como uma espécie de vasectomia biológica.
Camundongos foram alterados geneticamente para não expressar as proteínas alfa1A-adrenérgico e P2X1-purinoceptor, envolvidas na locomoção do gameta masculino. Durante o ato sexual, os espermatozoides das cobaias não saíram com a ejaculação.
Leia mais...
 

Café ajuda o cérebro a armazenar memórias de longo prazo

E-mail Imprimir PDF
BALTIMORE (EUA) - Uma ou duas xícaras de café por dia pode aumentar a capacidade que o nosso cérebro tem de armazenar memórias de longo prazo, apontam pesquisadores dos Estados Unidos.
O grupo de cientistas constatou, por meio de um estudo, que as pessoas que haviam tomado uma dose de cafeína depois de olhar para uma série de imagens dotavam de mais condições de distinguir determinadas fotos quando, no dia seguinte, foram apresentadas a imagens semelhantes.
Leia mais...
 

Mamografia gratuita em BH

E-mail Imprimir PDF
De quarta-feira (16) até o próximo sábado (19), mulheres com idades entre 45 e 59 anos terão a oportunidade de fazer gratuitamente mamografia em Belo Horizonte.

Dois caminhões itinerantes ficarão do lado externo do Minascentro, na avenida Augusto de Lima, no Centro de BH, para realização do exame.
A ação faz parte da programação do mês internacional de combate ao câncer de mama e ocorre em parceria entre a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e o Governo de Minas. Os exames serão feitos durante a 17ª edição do Congresso Brasileiro de Mastologia.
Leia mais...
 


Pagina 5 de 23

Publicidade

Facebook

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Quem está Online

Nós temos 146 visitantes online