Boa notícia para os portadores de ceratocone

E-mail Imprimir PDF
“Recuperei a minha visão em 100%. Se antes não enxergava a placa do carro na minha frente, hoje já consigo ver quem é o motorista. A mudança no meu dia a dia foi total”, conta a paciente Janice Ribeiro, que recentemente passou a fazer uso das lentes esclerais para o tratamento de ceratocone.

Ainda pouco conhecida no Brasil, essas lentes surgiram nos Estados Unidos há três anos, desenvolvida pela Universidade do Colorado, como uma importante opção para reabilitação visual.

Pioneiro no uso das lentes esclerais em Belo Horizonte, o oftalmologista Leonardo Gontijo, diretor da Oftalmológica Laser e assistente da Clinica de Olhos da Santa Casa de BH no setor de Córnea, Lentes de Contato e Cirurgia Refrativa, explica que as lentes podem corrigir diversos problemas da córnea, entre eles o ceratocone.
Leia mais...
 

Nova técnica prevê ataque do coração

E-mail Imprimir PDF
Forte dor no peito, suor frio, falta de ar e azia. Diante desses sintomas, muitas pessoas correm para o pronto-socorro temendo sofrer um infarto. As avaliações de praxe, como eletrocardiograma e aferição da pressão sanguínea, porém, não indicam nada de anormal.

O paciente vai para casa e, poucos dias depois, pode morrer. Há ainda aqueles que são pegos de surpresa: uma em cada três vítimas do problema sequer apresenta sintomas. Fatores como esses fazem com que médicos e cientistas busquem sinais mais claros, que permitam identificar com antecedência a iminência de um ataque cardíaco.

Foi o que conseguiu uma equipe de pesquisadores de três instituições americanas. Eles desenvolveram uma metodologia que prevê a ocorrência do infarto com até duas semanas de antecedência.
Leia mais...
 

Manchas não têm cura, mas tratamento evoluiu

E-mail Imprimir PDF
É o sol se atrever a brilhar mais forte para elas fazerem o corpo de vitrine. Nesse caso, ninguém acha a menor graça em sair por aí desfilando manchas. Claras, escuras ou de nascença, basta um ponto destoando na pele para abalar a autoestima de muita gente e provocar uma corrida aos consultórios dermatológicos.

É a decisão acertada. Apesar de os tratamentos terem motivação estética, toda pessoa, principalmente de pele clara, que toma sol, mesmo que indiretamente durante trajetos ao ar livre, inevitavelmente verá as manchas evoluírem para rugas. Em alguns casos, até para um câncer de pele. E não é nenhuma novidade que o sol, mais uma vez, é o vilão.
Leia mais...
 

Álcool em excesso faz cérebro encolher

E-mail Imprimir PDF
Os malefícios do álcool já foram tão amplamente difundidos que poucas pessoas podem dizer que não os conhecem.

Recentemente, o Departamento de Energia do Laboratório de Brookhaven, nos Estados Unidos, descobriu mais um: segundo uma pesquisa que será publicada na edição de maio do jornal especializado Alcoholism: Clinical and Experimental Research, exagerar na dose pode fazer com que o cérebro encolha.

De acordo com o estudo, indivíduos com baixas taxas de dopamina D2, que atuam na área de “recompensa” do cérebro, podem estar mais vulneráveis ao vício – enquanto que taxas elevadas do neurotransmissor podem proteger o órgão contra os efeitos da bebida.
Leia mais...
 

Primeiro transplante de pulmão recondicionado no país

E-mail Imprimir PDF
O InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo) realizou na sexta-feira passada, 2 de março, o primeiro transplante do país usando um pulmão recondicionado.

O órgão, que não tinha qualidade para ser transplantado, foi "recuperado" com a ajuda de um processo desenvolvido na Suécia, onde foi usado pela primeira vez em 2005.

O receptor foi o mineiro Mateus de Moura, 31, que tinha uma doença pulmonar rara e não conseguia mais respirar sozinho. Ele recebeu dois novos pulmões.

O objetivo do recondicionamento, segundo o cirurgião Fábio Jatene, coordenador do Programa de Transplante de Pulmão do InCor, é aumentar o número de transplantes ao reduzir a proporção de órgãos doados que são rejeitados. Só entre 5% e 10% dos pulmões de doadores de múltiplos órgãos são usados.
Leia mais...
 

Botox podem ter efeitos desastrosos

E-mail Imprimir PDF
É fácil explicar a popularidade dos preenchedores faciais e da toxina botulínica (o famoso botox): a aplicação é simples -só uma injeção- e o resultado é rápido.

Mas não é porque dispensam cortes que esses tratamentos são isentos de risco. Tanto que os médicos já têm técnicas específicas para corrigir problemas causados por esses produtos.

De acordo com a cirurgiã plástica Eliza Minami, que falou sobre as possíveis complicações no Simpósio de Rejuvenescimento realizado neste mês no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, os campeões de problemas são os preenchedores definitivos, como silicone líquido e o polimetilmetacrilato.

Nenhum dos dois é recomendado para uso estético. Mas esses produtos ainda são usados sem critério, segundo o cirurgião plástico Carlos Alberto Jaimovich. "A promessa é uma plástica sem cortes, mas, quando aparecem os problemas, não dá para corrigir sem cirurgia."
Leia mais...
 

Exercícios com cavalos para pessoas com mobilidade reduzida

E-mail Imprimir PDF
A equoterapia, nome dado ao tipo de exercício realizado em cima de cavalos, "é um método terapêutico e educacional que visa o desenvolvimento físico, psicológico e social de pessoas com necessidades especiais. Todo o tratamento se baseia no relacionamento entre o cavalo e o paciente", explica a fisioterapeuta Letícia Junqueira.

Os movimentos do cavalo são 95% semelhantes ao andar humano, o que é chamado de tridimensional, pois produzem deslocamentos para direita e para esquerda, para cima e para baixo e para frente e para trás, tudo acontecendo ao mesmo tempo.
Leia mais...
 

Vitamina E pode causar osteoporose

E-mail Imprimir PDF
O consumo de suplementos de vitamina E pode estar relacionado à degeneração dos ossos, doença conhecida como osteoporose.

Em um experimento de laboratório, cientistas japoneses alimentaram camundongos com doses de vitamina E equivalentes às encontradas em suplementos e que são, ao mesmo tempo, acima do nível normalmente consumido pelos animais.
Ao seguirem durante oito dias essa dieta, os roedores desenvolveram osteoporose.

A vitamina E parece estimular a formação de células que acabam degenerando os ossos, explica Shu Takeda, da Universidade Keio, no Japão, cuja pesquisa será publicada na revista "Natural Medicine".
Leia mais...
 

PBH abre concurso para psicólogo

E-mail Imprimir PDF
A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou nesta terça-feira abertura de concurso público com vagas para psicólogo no âmbito das políticas públicas de assistência social. A organizadora do concurso é a Fundação Dom Cintra (FDC).

São 273 vagas para psicólogos, sendo 246 vagas para ampla concorrência e 27 vagas reservadas para pessoas com deficiência. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais com vencimentos iniciais de R$ 3.232,45. As inscrições podem ser feitas exclusivamente na internet no site www.domcintra.org.br de 19 de março a 17 de abril.
 


Pagina 7 de 22

Publicidade

Facebook

Publicidade

Banner DL Gráfica

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Quem está Online

Nós temos 934 visitantes online