 O InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo) realizou na sexta-feira passada, 2 de março, o primeiro transplante do país usando um pulmão recondicionado. O órgão, que não tinha qualidade para ser transplantado, foi "recuperado" com a ajuda de um processo desenvolvido na Suécia, onde foi usado pela primeira vez em 2005. O receptor foi o mineiro Mateus de Moura, 31, que tinha uma doença pulmonar rara e não conseguia mais respirar sozinho. Ele recebeu dois novos pulmões. O objetivo do recondicionamento, segundo o cirurgião Fábio Jatene, coordenador do Programa de Transplante de Pulmão do InCor, é aumentar o número de transplantes ao reduzir a proporção de órgãos doados que são rejeitados. Só entre 5% e 10% dos pulmões de doadores de múltiplos órgãos são usados.
Leia mais...
|
 É fácil explicar a popularidade dos preenchedores faciais e da toxina botulínica (o famoso botox): a aplicação é simples -só uma injeção- e o resultado é rápido. Mas não é porque dispensam cortes que esses tratamentos são isentos de risco. Tanto que os médicos já têm técnicas específicas para corrigir problemas causados por esses produtos. De acordo com a cirurgiã plástica Eliza Minami, que falou sobre as possíveis complicações no Simpósio de Rejuvenescimento realizado neste mês no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, os campeões de problemas são os preenchedores definitivos, como silicone líquido e o polimetilmetacrilato. Nenhum dos dois é recomendado para uso estético. Mas esses produtos ainda são usados sem critério, segundo o cirurgião plástico Carlos Alberto Jaimovich. "A promessa é uma plástica sem cortes, mas, quando aparecem os problemas, não dá para corrigir sem cirurgia."
Leia mais...
 A equoterapia, nome dado ao tipo de exercício realizado em cima de cavalos, "é um método terapêutico e educacional que visa o desenvolvimento físico, psicológico e social de pessoas com necessidades especiais. Todo o tratamento se baseia no relacionamento entre o cavalo e o paciente", explica a fisioterapeuta Letícia Junqueira. Os movimentos do cavalo são 95% semelhantes ao andar humano, o que é chamado de tridimensional, pois produzem deslocamentos para direita e para esquerda, para cima e para baixo e para frente e para trás, tudo acontecendo ao mesmo tempo.
Leia mais...
 O consumo de suplementos de vitamina E pode estar relacionado à degeneração dos ossos, doença conhecida como osteoporose. Em um experimento de laboratório, cientistas japoneses alimentaram camundongos com doses de vitamina E equivalentes às encontradas em suplementos e que são, ao mesmo tempo, acima do nível normalmente consumido pelos animais. Ao seguirem durante oito dias essa dieta, os roedores desenvolveram osteoporose. A vitamina E parece estimular a formação de células que acabam degenerando os ossos, explica Shu Takeda, da Universidade Keio, no Japão, cuja pesquisa será publicada na revista "Natural Medicine".
Leia mais...
 A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou nesta terça-feira abertura de concurso público com vagas para psicólogo no âmbito das políticas públicas de assistência social. A organizadora do concurso é a Fundação Dom Cintra (FDC). São 273 vagas para psicólogos, sendo 246 vagas para ampla concorrência e 27 vagas reservadas para pessoas com deficiência. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais com vencimentos iniciais de R$ 3.232,45. As inscrições podem ser feitas exclusivamente na internet no site www.domcintra.org.br de 19 de março a 17 de abril.
 É preciso encontrar prazer nas atividades do cotidiano, para se manter motivado e determinado. Não só para as obrigações, como estudar ou trabalhar, mas também para as optativas, como a prática de atividades físicas. Cientes disso, professores de spinning recorrem a uma fórmula infalível: usar a música como grande aliada. Ela distrai o praticante durante a aula do cansaço, dor ou tensão psicológica, determinando a cadência dos movimentos e a intensidade da atividade. Além disso, estimula os alunos. Porém, esse gás todo pode ser um tiro pela culatra, já que o som muitas vezes atinge altíssimos níveis de decibéis, podendo dar origem à perda auditiva induzida por ruído (Pair).
Leia mais...
 Um painel de especialistas da FDA (agência de controle de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos) recomendou nesta quarta-feira a aprovação do Qnexa, um novo remédio contra a obesidade. A FDA não é obrigada a seguir as orientações do painel de especialistas, mas geralmente acata suas sugestões. Por 20 votos contra 2, o painel recomendou à FDA que aprove a venda do Qnexa, revertendo sua última avaliação, em 2010, que rejeitou o medicamento por razões de segurança. Fabricado pela empresa de biotecnologia da Califórnia Vivus, o Qnexa é a primeira droga contra a obesidade apresentada à FDA em mais de dez anos.
Leia mais...
 Quando uma pessoa sofre um infarto, o fluxo sanguíneo não vai para o tecido do coração e, consequentemente, não manda oxigênio para as células do local. Essa obstrução, com o passar do tempo, causa a morte celular. Para substituir as estruturas destruídas, o organismo cria uma cicatriz no local. Isso faz com que o órgão aumente de tamanho – para que continue a trabalhar corretamente mesmo com uma parte “inativa” –, o que faz com que o paciente corra o risco de sofrer arritmias e insuficiência cardíaca (quando o coração não consegue bombear o sangue adequadamente). Médicos do Instituto do Coração Cedars-Sinai, nos Estados Unidos, encontraram uma possível solução para esse problema.
Leia mais...
 A tontura é uma sensação muito comum para quem sofre de labirintite. Esse é um problema que afeta o labirinto, uma região que fica dentro do ouvido e é essencial ao equilíbrio do nosso corpo. O otorrinolaringologista Ricardo Testa, de São Paulo, explica que esse pequeno órgão pode entrar em colapso por diversos motivos. "Na maioria dos casos, a labirintite está relacionada a diabetes, problemas vasculares, disfunções hormonais e tumores", diz. A boa notícia é que, com o tratamento adequado, dá pra controlar a doença.
Leia mais...
|
|