Risco de trombose em viagens de avião

E-mail Imprimir PDF
Pode até ser desconfortável, mas fazer longas viagens de avião na classe econômica não mata ninguém. Pelo menos segundo os médicos da ACCP, uma das principais associações de especialistas na área de tórax dos Estados Unidos.

A chamada "síndrome da classe econômica", que culpava o diminuto espaço entre as poltronas pelo aumento de problemas circulatórios, não tem evidência científica, concluíram os profissionais, após revisão da literatura.

Viajar na janela, por outro lado, pode contribuir para esses transtornos, independentemente do valor do bilhete. Isso porque quem senta no canto, com a passagem bloqueada por outros passageiros, tende a se mexer bem menos no trajeto.
Leia mais...
 

Filtro solar pode estimular renovação da pele

E-mail Imprimir PDF
No futebol, estão cada vez mais valorizados os jogadores capazes de jogar bem em mais de uma posição. Na indústria automobilística, foram os carros flex, aptos a rodar com mais de um tipo de combustível. Os celulares viraram smartphones. E na estética, o desafio é criar produtos multifuncionais.

Desde 1998, uma equipe da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto coordenada pela professora Patrícia Maia Campos vem trabalhando no uso de vitaminas e extratos vegetais para melhorar as condições e a aparência da pele envelhecida.

Em 2008, deu início ao desenvolvimento de uma formulação fotoprotetora que além de proteger contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta promete melhorar a textura e a elasticidade da pele, estimular a renovação celular, hidratar e diminuir as rugas.
Leia mais...
 

Mulher volta a falar ao receber mandíbula artificial

E-mail Imprimir PDF
Uma holandesa, que sofria de uma séria infecção na mandíbula, voltou a falar depois de ter recebido com êxito um implante fabricado graças a uma nova tecnologia 3D.

A técnica consiste em desenhar em três dimensões, no computador, a parte do esqueleto doente e "imprimir" o desenho em uma prótese em titânio com suas dimensões exatas.

Esta prótese "sob medida" pode, desta forma, ser implantada no corpo do paciente, reduzindo o tempo da cirurgia para 3 a 4 horas contra as 12 a 20 horas de uma reconstrução clássica, explicou em entrevista coletiva em Hasselt, no nordeste da Bélgica, o doutor Jules Poukens, à frente da equipe belgo-holandesa que fez a cirurgia.
Leia mais...
 

Robô faz remoção de tumor no estômago

E-mail Imprimir PDF
Inspirados pelo famoso prato de Cingapura, o chilli de caranguejo, pesquisadores criaram um robô miniatura com uma pinça e um gancho que pode retirar tumores do estômago no estágio inicial sem deixar cicatrizes.

Montado em um endoscópio, o robô entra no intestino do paciente pela boca. Tem uma pinça que segura os tecidos cancerígenos e um gancho que os corta e coagula o sangue para parar o sangramento.

Com a ajuda de uma câmera minúscula anexada ao endoscópio, o cirurgião vê o que está dentro do intestino e controla os braços robóticos de modo remoto, sentado em frente a uma tela de monitor.

"Nossos movimentos são grandes demais e se você quer fazer movimentos muito delicados, as mãos tremem. Mas os robôs podem executar movimentos muito delicados sem tremer", disse o enterologista Lawrence Ho, que ajudou a projetar o robô.
Leia mais...
 

Pressão arterial deve ser medida nos dois braços

E-mail Imprimir PDF
Medir a pressão dos dois braços não é uma prática comum entre médicos e enfermeiros, mas deveria ser.
Uma revisão de 28 estudos mostra que a diferença de 15 mmHg ou mais entre a pressão sistólica dos dois braços representa um risco 70% maior de morte por doença cardíaca, como infarto. A pesquisa foi publicada na revista médica "Lancet".

A pressão sistólica é a mais alta -em caso de valores normais, a sistólica é 12 e a diastólica, oito. Uma diferença de 15 mmHg poderia significar que, em um braço, a pressão seria de 12 e no outro, 13,5.

A diferença pode indicar doença vascular periférica (endurecimento ou afunilamento das artérias das pernas e dos pés) e risco de doença cardiovascular cerebral, que pode causar demência.

Leia mais...
 

Usuário vai poder opinar sobre atendimento no SUS

E-mail Imprimir PDF
Ação inédita permitirá que o Ministério da Saúde receba do paciente uma avaliação sobre a agilidade e a qualidade do atendimento nos hospitais.

Começou nesta quarta-feira (25) a entrega aos estados da Carta SUS, nova ferramenta do Ministério da Saúde que permitirá aos usuários avaliar o atendimento e os serviços prestados nos hospitais da rede pública ou unidades conveniadas.

Além das críticas ou elogios, por meio da carta, os cidadãos poderão denunciar irregularidades, como a cobrança de procedimentos nos hospitais do SUS.

A distribuição começa por Curitiba (PR), onde a Diretoria Regional dos Correios, parceira nesta ação, produziu o primeiro lote de cartas. Até o momento, foram impressas 57mil correspondências, mas o total para o mês de janeiro é de 648 mil.
Leia mais...
 

Novos casos de hanseníase caem 15% em um ano

E-mail Imprimir PDF
O Brasil mantém a queda na incidência da hanseníase no país. Entre 2010 e 2011, o coeficiente de detecção de casos novos caiu 15%. Entre menores de 15 anos, este percentual baixou 11%.

Os dados preliminares mostram que, em 2011, houve 30.298 casos novos detectados, um coeficiente de 15,88 casos novos por 100 mil habitantes.

Destes, 2.192 casos foram registrados em menores de 15 anos (4,77 por 100 mil habitantes). Em 2010, o coeficiente de detecção geral foi de 18,22 por 100 mil habitantes, correspondendo a 34.894 casos novos da doença no país, sendo 2.461 casos na população menor de 15 anos (5,36 por 100 mil habitantes).
Leia mais...
 

Planos de saúde que não trocar silicone será multado

E-mail Imprimir PDF
Brasília – A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nessa terça-feira a súmula que assegura aos beneficiários das operadoras de planos de saúde a realização, sem nenhum custo extra, da cirurgia reparadora de troca das próteses mamárias preenchidas com material irregular das marcas Poly Implants Prothese (PIP) e Rofil.

Os convênios que se recusarem a custear os novos implantes serão multados em até R$ 80 mil. De acordo com a norma, os planos de saúde seguirão as mesmas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais...
 

Células-tronco embrionárias são usadas para tratar visão

E-mail Imprimir PDF
Duas mulheres com a visão extremamente limitada apresentaram resultados positivos no primeiro teste com células-tronco embrionárias que está sendo realizado nos Estados Unidos para o tratamento da cegueira humana.

Dadas como praticamente cegas, ambas disseram que a visão havia melhorado algumas semanas após o início da terapia.

Elas sofrem de uma degeneração macular que faz com que a visão central fique prejudicada e atividades rotineiras, como dirigir, se tornam difíceis de realizar. O problema surge com a "morte" de células da retina.
Leia mais...
 


Pagina 9 de 23

Publicidade

Facebook

Publicidade

Banner DL Gráfica

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Quem está Online

Nós temos 284 visitantes online