Anvisa proíbe o uso de prótese de silicone francesa

E-mail Imprimir PDF
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou hoje recomendações para as 25 mil pessoas no Brasil que têm os implantes de silicone franceses da empresa Poly Implant Prothèses (PIP) e para os cirurgiões plásticos.

A Vigilância Sanitária afirma, por meio de nota, que as mulheres devem procurar seus médicos para realizar exames e fazer uma avaliação clínica.

Os médicos também devem entrar em contato com as pacientes para definir a melhor conduta.
Os serviços de saúde devem notificar a Anvisa sobre casos de problemas ou retirada de implantes feitos pela empresa.
Leia mais...
 

Nova droga eleva colesterol bom e reduz o ruim

E-mail Imprimir PDF
Estudo apresentado nesta semana no congresso da American Heart Association, em Orlando, nos EUA, mostra que um novo remédio conseguiu aumentar os níveis do chamado colesterol bom, o HDL, e baixar as taxas do ruim, o LDL.

Quando combinado aos remédios já usados para baixar colesterol (estatinas), o evacetrapib mais que dobrou os níveis de colesterol bom e reduziu em até 35% o colesterol ruim, além de diminuir os triglicérides, outro indicador de risco cardíaco que é medido em exames de rotina.

O novo remédio pertence a um grupo de substâncias que inibem uma proteína responsável por transferir colesterol do HDL para o LDL, aumentando a proteção contra o entupimento dos vasos.
Leia mais...
 

Cérebro de fumante pode atrair outros vícios

E-mail Imprimir PDF
Passar das drogas lícitas para as ilícitas, em direção a um futuro que nada tem de promissor. Esse é o temor dos pais de muitos adolescentes, respaldado por uma série de estudos publicados nos últimos anos sobre como o álcool e o cigarro podem ser uma porta de entrada para o consumo de cocaína, heroína ou crack, entre outros compostos tóxicos.

A possibilidade acaba de ser explicada por uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Columbia, em Nova York (EUA), que revela como a nicotina, presente no cigarro, aumenta a resposta do organismo à cocaína. A análise, publicada ontem na revista Science Translational Medicine, mostra como a nicotina age no corpo humano para fazer com que a pessoa, ao usar cocaína, se torne mais suscetível aos efeitos da droga.
Leia mais...
 

balão no estômago é liberado

E-mail Imprimir PDF
No calor da discussão sobre a proibição dos inibidores de apetite derivados da anfetamina, anunciada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na terça-feira, a indústria farmacêutica começa a oferecer novas alternativas.

Inicialmente indicado para obesos, com IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 30, o procedimento já pode ser feito por quem está com sobrepeso e IMC acima de 27 --o cálculo do IMC é feito dividindo o peso (quilos) pelo quadrado da altura (metros).

O balão é colocado por endoscopia e é temporário. O objetivo é aumentar a sensação de saciedade por meio do volume no estômago. "É uma opção menos invasiva e não medicamentosa para pacientes que não querem fazer redução de estômago", explica o médico José Afonso Sallet, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.
Leia mais...
 

Brasil testa polipílula que poderá prevenir doenças cardiovasculares

E-mail Imprimir PDF
Uma pílula que reúne quatro remédios para controlar a pressão arterial e o colesterol e prevenir o entupimento de vasos sanguíneos está sendo testada em diferentes países, incluindo o Brasil, para reduzir a incidência de doenças cardiovasculares.

O país já participou da primeira fase do primeiro estudo internacional com a chamada polipílula.
Os resultados, publicados em maio na revista "PLoS One", mostraram que a pílula pode diminuir em 60% o risco de infarto e derrame em pessoas com risco moderado.

Na pesquisa, esses pacientes tinham idade média de 60 anos, eram obesos e tinham pressão arterial e colesterol pouco elevados, além de outros fatores de risco.
Leia mais...
 

Nova droga trata câncer de próstata

E-mail Imprimir PDF
Um novo medicamento para câncer de próstata em estágio avançado pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes, diminuindo as dores, e fazê-los viverem mais.

Os resultados de estudos de fase 3 (últimos antes de uma droga ser aprovada) foram apresentados no fim de semana no congresso da Sociedade Europeia de Oncologia, em Estocolmo (Suécia).
O remédio Alpharadin foi testado em 922 pacientes com metástase óssea.

Dos pacientes com câncer de próstata, até 40% têm metástase. Em 90% dos casos, o tumor se espalha para os ossos, principalmente na coluna, na bacia e no fêmur. Isso gera muita dor e pode deixar os pacientes incapazes de realizarem suas atividades diárias.
Leia mais...
 

Mamadeiras de plástico com bisfenol devem sair do mercado

E-mail Imprimir PDF

A partir desta segunda-feira 19 de setembro de 2011, as empresas têm três meses para deixar de usar a substância bisfenol A (BPA) na fabricação de mamadeiras plásticas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que as mamadeiras plásticas com BPA nacionais ou importadas somente poderão ser vendidas até o dia 31 de dezembro.

A partir de 2012, as empresas e os estabelecimentos comerciais também serão responsáveis por retirar das prateleiras e estoques os produtos não vendidos. Quem descumprir a norma pagará multa de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão e poderá ter o estabelecimento interditado.
Leia mais...
 

Estudo britânico demonstra que rir é o melhor remédio

E-mail Imprimir PDF
Compartilhar uma sonora gargalhada com amigos pode diminuir a dor graças a substâncias químicas similares aos opiáceos, que invadem o cérebro quando rimos, revelou um estudo britânico. Ele será publicado na edição de quarta-feira (14 de setembro de 2011) do periódico "Proceedings of the Royal Society B", da Academia de Ciências da Reino Unido.

Cientistas fizeram experimentos em laboratório nos quais os voluntários assistiam, ora a clipes de comédia das séries "Mr. Bean" ou "Friends", ora a trechos de programas não humorísticos, como uma partida de golfe ou programas sobre a vida selvagem, enquanto sua resistência à dor era monitorada.

Em outro teste, realizado no Festival Fringe de Edimburgo --evento anual que inclui apresentações de comédia, dança, teatro e música--, voluntários assistiram ora a um número de comédia stand-up, ora a um drama teatral.
Leia mais...
 

Aprovada nova pílula contra o câncer de pele

E-mail Imprimir PDF
O FDA (agência reguladora de remédios e alimentos no EUA) aprovou nesta quarta-feira a pílula Zelboraf para pacientes com melanoma em etapa avançada ou inoperável, em particular em casos que apresentam uma mutação genética.

O Zelboraf (vemurafenib) será lançado no mercado nas próximas semanas voltado para o tratamento de pacientes com tumores cancerosos que expressam uma mutação genética chamada BRAF V600E --proteína regularizadora do crescimento das células do corpo, que sofre mutações em cerca da metade dos pacientes com melanoma avançado.

Fabricado pela empresa Genentech do Grupo Roche, Zelboraf é capaz de bloquear a função da proteína BRAF afetada pela mutação. As autoridades não realizaram provas sobre a eficácia desta droga em pacientes que não apresentam essa mutação genética.
Leia mais...
 


Pagina 11 de 23

Publicidade

Facebook

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Quem está Online

Nós temos 96 visitantes online