Home
Fonoaudiologia


Estética facial

E-mail Imprimir PDF
A busca pela beleza e pela juventude tem sido uma constante em todas as culturas da história humana. Manter uma boa aparência e não envelhecer são conceitos cultuados desde as mais remotas civilizações e hoje em dia estão cada vez mais valorizados.

Todo indivíduo procura ter uma aparência que agrade a si próprio e aos que estão ao seu redor. Cuidar-se externamente é uma forma de se sentir bem (ou melhor) em sua vida. Sob esse aspecto, acrescenta-se que um toque de vaidade é necessário para que o indivíduo cuide de si próprio, de seu corpo, de sua alma e de sua saúde.

Por ser a face altamente valorizada como o seguimento corpóreo mais representativo da pessoa e como centro das atenções para uma busca estética, a sua alteração, com o envelhecimento natural, traz inúmeras preocupações.
Leia mais...
 

Fonoaudiologia e Educação: Um diálogo que deve existir

E-mail Imprimir PDF
Relação entre Educação e Fonoaudiologia é antiga e há quem defenda uma próxima relação de parentesco entre as duas áreas.

Segundo BERBERIAN (2000) no final do século XIX iniciou-se uma tentativa de normatizar a língua portuguesa e essa manifestação continuou até a década de 30, quando os agentes sociais falavam em distúrbios de linguagem referindo-se às variações dialetais expressas na fala dos imigrantes e, também, às variações contidas na fala dos próprios brasileiros que vinham de diferentes regiões do país para os centros urbanos. 

Nessa época a educação da fala foi incluída no currículo escolar e, em vários cursos de formação de professores foi introduzida a matéria metodologia da linguagem. Aos poucos os professores, junto aos outros profissionais que receberam a função de limpar a língua, ou seja, de fazer com que todos falassem da mesma forma, foram se especializando e passando a ser terapeutas, nascendo a Fonoaudiologia.
Leia mais...
 

Atraso de linguagem

E-mail Imprimir PDF
É um atraso no aparecimento da fala ou seja; na emissão das palavras, na expressão do pensamento ou da vontade da criança. 

É considerado atraso de linguagem o de crianças que até 1 ano e meio não dizem palavras isoladas ou que aos 2 anos não formam frases. 

Deve-se pesquisar as causas que podem variar desde: 
-uma superproteção exagerada (quando os pais adiantam e advinham a vontade da criança e ela não sente necessidade de falar); 
- falta de estímulos adequados; meio socio-afetivo-cultural desfavorável; 
-atraso psicomotor; 
-perda auditiva parcial ou total 
-problema neurológico 

O TRATAMENTO Deve-se verificar o nível de linguagem em relação ao esperado para sua idade e escolaridade. 

Leia mais...
 

Dislalia

E-mail Imprimir PDF

Consiste na má articulação das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um pelo outro, ou ainda distorcendo fonemas.

A falha na articulação das palavras pode ainda ocorrer a nível de fonemas ou de sílabas.
Quando a criança não consegue desenvolver um bom padrão de fala, com distinções claras dos fonemas acabará passando estas trocas para a escrita, quando iniciar esta nova fase.

O TRATAMENTO Inicialmente é feita uma pesquisa das condições físicas dos órgãos necessários à articulação das palavras.

Leia mais...
 

Distúrbio da atenção e hiperatividade

E-mail Imprimir PDF

-Distração
-Impulsividade
-Hiperatividade (mental e ou física)

Características:
• Corpo hiperativo, mente sem atenção!
•Distração
•Crianças ou adultos que não conseguem ficar parados;
•Impulsividade;
•Impaciência;
•Desorganização;
•Podem fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo;
•Crianças com dificuldade de focalizar a atenção nas salas de aula por períodos maiores de tempo;
•Inteligência, muitas vezes com pouco rendimento;
•Dificuldade em seguir regras ou instruções da professora na sala de aula;
•Pensamento rápido;
•Cérebro de scaner;
•Criatividade

Leia mais...
 


Pagina 1 de 3

Publicidade

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Quem está Online

Nós temos 127 visitantes online