Home
Psicologia


Seu filho tem problemas com leitura?

E-mail Imprimir PDF
Seu(a) filho(a) tem problemas com leitura? Tem dificuldade em memorizar e compreender o que lê? Queixa de dores de cabeça, cansaço ou outros sintomas físicos quando está diante de algum texto? Omite ou “salta” palavras quando lê? Então, ele pode ter um tipo específico de distúrbio do processamento perceptual, que é chamado Síndrome de Sensibilidade Escotópica (SEE), Sídrome de Irlen ou Dislexia de Leitura.

As pessoas que apresentam tal síndrome relatam que a luminosidade, o contraste, o tamanho da impressão, o trabalho e o esforço de compreensão afetam negativamente o desempenho na leitura, bem como na realização de outras tarefas (por se tratar de uma distorção visual). Essa síndrome pode ou não estar associada a outras dificuldades de aprendizagem tais como: Déficit de atenção e Hiperatividade, problemas comportamentais e emocionais, sensibilidade à luz (fotofobia), dislexia, certas condições visuais médicas, entre outras.

Leia mais...
 

Aprendendo a lidar melhor com o filho adolescente

E-mail Imprimir PDF
A passagem para a vida adulta é um momento de crise tanto para os adolescentes, como para os pais deles. Nessa fase, além de enfrentarem inúmeras mudanças físicas, os jovens vivenciam transformações importantes em sua maneira de encarar o mundo.
 
“Isso sempre os leva a rejeitar o ‘antigo’, isto é, as formas de pensar e se comportar dos familiares, tendo em vista a busca de seu desenvolvimento pessoal”, explica a psicóloga Beatriz Accioly. Segundo a terapeuta, tal distanciamento é algo particularmente difícil de encarar por parte dos genitores, pois estes são levados a “se despedir” do filho-criança e a se relacionar com o adulto que começa a aparecer.
Leia mais...
 

Seu filho perdeu o interesse pelos estudos

E-mail Imprimir PDF
A adolescência é um período importante do desenvolvimento humano, porém uma fase muito conturbada e sofrida, tanto para o adolescente quanto para os pais. É uma fase de evolução, na qual se busca uma nova forma de visão de si e do mundo.

Neste período ocorrem mudanças físicas, psicológicas e sociais, onde o adolescente estabelece novas relações. “Podemos dizer que adolescência é sinônimo de crise, pois em busca da identidade adulta, ele passa por um período ‘turbulento’”, explica a psicóloga Alaide Degani de Cantone, coordenadora do CEPPS (Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde).
 
Diante disso, é possível ocorrer desinteresse pelos estudos, principalmente por causa das dificuldades da fase escolar: horários, tarefas, necessidade de atenção e concentração, estudos para as provas e preparação de seminários etc.
Leia mais...
 

Ansiedade em adolescentes

E-mail Imprimir PDF
Muito se ouve sobre a adolescência e muitas dúvidas ainda permeiam a sociedade. Afinal, o que é a adolescência? Alguns autores privilegiam a idade como um critério classificatório.
 No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente define esta fase como característica dos 13 aos 18 anos de idade. Aqui, abordaremos a adolescência como uma fase da vida onde ocorrem mudanças na maturação física e biológica, no ajustamento psicológico e social do indivíduo.

Durante o seu desenvolvimento, os jovens passam por diversas adaptações, onde precisam enfrentar problemas reais ou situações imaginárias diferentes das que já enfrentaram.

A adolescência é uma fase evolutiva na vida do ser humano onde se busca uma nova visão de si e do mundo; uma reedição de todo desenvolvimento infantil visando definir o caráter social, sexual, ideológico e vocacional.

Leia mais...
 

Anorexia e Bulimia

E-mail Imprimir PDF
Os transtornos alimentares caracterizam-se por uma grave perturbação do comportamento alimentar que traz diversos prejuízos ao indivíduo. Nas últimas décadas a incidência de tais transtornos aumentou enormemente. Um dos fatores relacionados é o sócio-cultural, isto é, os valores presentes na sociedade.
 
Através da mídia são transmitidos modelos de forma física e aparência caracterizados pela magreza. A mensagem de que a beleza, felicidade e autovalor associam-se a um corpo magro é constante, podendo gerar preocupações extremas com o peso e formato corporal. Nesse contexto, algumas pessoas procuram-se adequar a esse padrão de beleza, visando serem aceitas e valorizadas. 

Leia mais...
 


Pagina 1 de 2

Publicidade

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Quem está Online

Nós temos 62 visitantes online