Home Psicologia Ansiedade em adolescentes

Ansiedade em adolescentes

E-mail Imprimir PDF
Muito se ouve sobre a adolescência e muitas dúvidas ainda permeiam a sociedade. Afinal, o que é a adolescência? Alguns autores privilegiam a idade como um critério classificatório.
 No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente define esta fase como característica dos 13 aos 18 anos de idade. Aqui, abordaremos a adolescência como uma fase da vida onde ocorrem mudanças na maturação física e biológica, no ajustamento psicológico e social do indivíduo.

Durante o seu desenvolvimento, os jovens passam por diversas adaptações, onde precisam enfrentar problemas reais ou situações imaginárias diferentes das que já enfrentaram.

A adolescência é uma fase evolutiva na vida do ser humano onde se busca uma nova visão de si e do mundo; uma reedição de todo desenvolvimento infantil visando definir o caráter social, sexual, ideológico e vocacional.

Alguns jovens sentem-se ansiosos por encontrarem dificuldades em se adaptar a essa nova fase, que é a mais complexa e dinâmica do ponto de vista físico e emocional na vida do ser humano.
 
A ansiedade parece apontar para uma relação de impotência, conflito existente entre a pessoa e o ambiente ameaçador e os processos neurofisiológicos decorrentes dessa relação. A ansiedade é uma reação natural e necessária para a auto-preservação.
 
Não é um estado normal, mas é uma reação normal, assim como a febre não é um estado normal, mas uma reação normal a uma infecção.

É preciso avaliar as manifestações de ansiedade do adolescente, levando em conta seu ambiente sócio-cultural e suas características próprias, para então falar sobre uma ansiedade “patológica”.

Os transtornos ansiosos podem ser debilitantes para os jovens e estressantes para as famílias, pois podem comprometer significativamente o desenvolvimento e o equilíbrio emocional.

Por isso, o tratamento rápido e apropriado pode ser efetivo em aliviar os sintomas e ajudar o jovem a retornar a um estado saudável.  

Diego Davi Quaresma Machado
Psicólogo Clínico
 

Publicidade

Facebook

Anuncie aqui

Seu anúncio aqui!
Produtos, serviços e clínicas. Anuncie na sua especialidade. Confira!

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Quem está Online

Nós temos 87 visitantes online