Home Beleza e Estética Correndo para ter saúde e ser feliz

Correndo para ter saúde e ser feliz

E-mail Imprimir PDF

Seja ao ar livre, nas academias ou em casa, o número de pessoas que se dedica à prática da corrida é cada vez maior. E não é para menos. A atividade proporciona uma melhora tanto em aspectos físicos quanto emocionais.

“Ela incrementa a musculatura, o sistema cardiovascular, o sistema respiratório, além de fazer a pessoa se sentir mais forte, capaz de vencer obstáculos, o que aumenta a auto-estima e a motivação para encarar o stress do dia-a-dia”, afirma Antônio Sérgio Tebexreni, cardiologista do Centro de Medicina e Atividade Esportiva (CEMAF), da Universidade Federal de São Paulo.

Além disso, correr ajuda a prevenir doenças cardíacas, distúrbios do sono, entre outros tipos de problemas. “Quando corre, o indivíduo mantém o organismo ativo, evitando que uma série de mecanismos metabólicos pare de funcionar”, destaca Tebexreni. Dessa maneira, o corpo fica mais resistente aos ataques de agentes causadores de doenças, sejam eles internos ou externos.

Homens de qualquer idade podem começar a correr e a desfrutar de tais benefícios, mas aqueles acima dos 40 devem ter mais atenção. Alguns fatores de risco como hipertensão, diabetes, colesterol, hereditariedade e obesidade devem ser observados. Por isso passar por uma consulta médica prévia é fundamental.

Outra recomendação para os iniciantes é ir intensificando o ritmo das passadas ao longo do tempo. “O indivíduo vai subindo degraus. Da caminhada ele passa para a caminhada rápida e depois para o trote intervalado (em que há uma alternação deste com aquela), até chegar à corrida propriamente dita”, indica o cardiologista. Segundo o médico, uma boa medida para verificar como anda o condicionamento é verificar se a respiração fica ofegante ao conversar com alguém durante o trote. “Caso isso ocorra, é melhor diminuir o ritmo”, continua.

Para também evitar contratempos, antes de sair correndo por aí, Tebexreni aponta que é fundamental fazer aquecimento, alongamento, estar bem hidratado, alimentado e vestir roupas e calçados adequados.

Fonte: Antônio Sérgio Tobexreni   /  CRM. 41.000, SP

 

Publicidade

Facebook

Clínicas de Estética

Performace Clínica de Estética
Um novo conceito de saúde, beleza, rejuvenescimento e estética. Confira!

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Quem está Online

Nós temos 133 visitantes online