Home Beleza e Estética Os segredos do cabelo branco

Os segredos do cabelo branco

E-mail Imprimir PDF
Quando começam a aparecer os cabelos brancos, costumamos culpar o estresse. Mas a ligação entre o cabelo branco e o estresse psicológico ainda não tem a sustentação de estudos científicos. Apesar de a chegada dos cabelos brancos ser previsível, a forma como e por que o cabelo envelhece ainda não é bem conhecida.
 
No mês passado, uma equipe de pesquisadores europeus alcançou uma espécie de momento "eureca". Eles estavam estudando um defeito genético chamado vitiligo, que faz com que pedaços da pele não tenham pigmento. Pessoas com vitiligo têm atividade baixa de catalase, uma enzima que decompõe o peróxido de hidrogênio, resultando em níveis elevados dessa substância na pele.

Como o cabelo grisalho surge da ausência de pigmento, os cientistas supuseram que o peróxido de hidrogênio e a catalase podem ter um papel crítico no processo. Toda célula capilar produz um pouco de peróxido de hidrogênio, mas, com o tempo, a quantidade aumenta. A equipe européia descobriu que esse aumento acabou impedindo a síntese normal de melanina, o pigmento natural do cabelo.
 
Ao identificar os químicos envolvidos, os pesquisadores podem estar perto de entender se o embranquecimento é influenciado pelo estresse. "Agora é possível entender se o estresse está envolvido no processo. Antes disso, não sabíamos o que investigar", disse Gerald Weissman, professor de pesquisa da Escola de Medicina da Universidade de Nova York.
 
Os cientistas esperam que, identificando o mecanismo que mata as células de pigmento do cabelo, possam desenvolver novos tratamentos.
Mas, mesmo se os cientistas encontrarem uma ligação entre o estresse psicológico e o embranquecimento do cabelo, é bem provável que fatores genéticos acabem determinando quem é suscetível a essa condição.
 
"Claramente nossa composição genética entra em jogo", disse a autora principal do estudo, Karin Schallreuter, professora de dermatologia clínica e experimental na Universidade de Bradford na Inglaterra.
Mistério. O papel do peróxido de hidrogênio provavelmente é apenas uma peça do quebra-cabeça dos cabelos grisalhos. Um dos muitos mistérios sobre cabelos brancos é o motivo de algumas pessoas terem cabelo preto e grisalho ao mesmo tempo.
 
"Se a causa está puramente baseada em um sistema antioxidante ou na habilidade de se lidar com o estresse oxidante, então ainda é necessário explicar por que alguns folículos podem produzir cabelos perfeitamente pigmentados em um mar de cabelos brancos", disse Desmond Tobin, reitor de pesquisa e transferência de conhecimento da Universidade de Bradford.
 
Tobin destaca que a pele é o único órgão importante que está diretamente exposto ao estresse ambiental fora do corpo e ao ambiente em mutação dentro do corpo. "A pele e os folículos de cabelo são muito importantes como um tubo de ensaio acessível para se analisar o envelhecimento", disse.
Envelhecimento. Surpreendentemente, porém, os cientistas não encontraram ligação entre sinais de envelhecimento no cabelo e o envelhecimento real do corpo.
 
Um grande estudo com 20 mil homens em Copenhagen, Dinamarca, não encontrou quaisquer ligações entre a mortalidade por doença cardíaca e sinais físicos do envelhecimento como cabelo grisalho, calvície e rugas faciais.
 
"Acho que o estudo mostra que o cabelo branco tem algo a ver com sua genética e muito pouco a ver com o envelhecimento precoce", diz Leo Cooney, professor de geriatria da Escola de Medicina da Universidade Yale.
 
Mistério
Resistência. Apesar da maior parte das células do corpo estar programada para se desativar quando expostas a estresse prejudicial, certas células da pele e do cabelo são mais resistentes.
 
Flash
As pessoas consideradas brancas, ou caucasianas, tendem a ficar grisalhas primeiro, aos 35 anos. Cerca de metade das pessoas de 50 anos é, pelo menos, 50% grisalha

 

Publicidade

Facebook

Clínicas de Estética

Performace Clínica de Estética
Um novo conceito de saúde, beleza, rejuvenescimento e estética. Confira!

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Quem está Online

Nós temos 176 visitantes online