Home Cirurgia Plástica Desabafo de um médico

Desabafo de um médico

E-mail Imprimir PDF

Final de plantão......15 óbitos no hospital foram contabilizados!

Às vezes, a missão de ser médico é árdua a ser vivenciada por aqueles que acreditam na plenitude da alma. Atravessamos muitas dificuldades em qualquer ambiente de trabalho para conseguir exercer com dignidade a profissão.

O lema de “trabalhar com o que tem e não perguntar porque falta”, hoje, já se tornou a rotina da improvisação. Acolhimento humanitário é nunca dizer não, mas tentar adequar com o que se tem.

Ter dignidade refere-se a quem é digno, nobre e tratado com respeitabilidade. E a sociedade encara isso como uma condição ou obrigação? Tratar o ser humano como indigno, pobre, vil e sem respeito é então ser também indigno.

Nossa, terminei o plantão ofegante, suor na fronte, assustado de estar assumindo uma condição que abomino em meu juramento profissional e ser conivente com a situação. Lembrei-me da palavra compromisso e de sobre-salto procurei em meus dedos e não achei um Anel de Tucum!!!

Aliviado, percebi que aqueles que sustentam uma argola no dedo não entenderam ou assumiram o que Dom Pedro Casaldáliga expressou em “isso tem peso”. Oh, meu Deus, isso tem um peso que enraíza, penetra na alma daqueles que abraçam a verdadeira luta sem ostentação da condição e conveniência. Não posso levantar a bandeira de uma pessoa, tenho que me libertar do compromisso com o ser humano e aclamar o levante contra os oprimidos, marginalizados...

Sorri e descobri que esse discurso já existe nos comitês políticos em prol da teologia da libertação. Mas porque a mudança não chega? Será por falta de aviso ou paciência? Sem uma frente ideológica para entender porque me debatia em entender as atitudes dos seres humanos, me assustei com despertador a me chamar para agilizar o caminho para o consultório.

Impotente, peguei meus objetos e pensei: quem olha por nós? E me lembrei de Leonardo Boff que comenta: “A Boa Nova acontece quando a Igreja Cristã e a realidade se encontram, produzindo o evangelho”. Fui embora esperando pelo encontro marcado!!!!

 

Publicidade

Facebook

Anuncie aqui

Seu anúncio aqui!
Produtos, serviços e clínicas. Anuncie na sua especialidade. Confira!

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Quem está Online

Nós temos 36 visitantes online