Home

Venda proibida de quatro suplementos alimentares

E-mail Imprimir PDF
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e a venda de quatro suplementos alimentares para atletas: Isofast-MHP, Alert 8-Hour-MHP, Carnivor e Probolic-SR-MHP.
A decisão está publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 17. A proibição está valendo a partir de hoje. Todas as resoluções foram assinadas pelo diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano.
Quanto à proibição do "alimento para atletas marca Isofast-MHP", a decisão foi tomada pelo fato de o produto "apresentar BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) e não se enquadrar em nenhuma das classificações descritas nos artigos 5º e 29 da Resolução da Diretoria Colegiada nº 18, de 27 de abril de 2010", cita a decisão da Anvisa.
O Alert 8-Hour-MHP é um suplemento de cafeína fabricado por Maximum Human Performance Inc. e importado por Macroex Comercial Importadora e Exportadora, de Vilha Velha (ES). A decisão da Anvisa cita que a proibição foi tomada pelo fato de o produto conter taurina em sua composição.
Sobre o Carnivor, a Anvisa explica que a proibição foi decidida pelo fato de o produto apresentar teores de Vitamina B12 e B6 acima da ingestão diária recomendada e as substâncias Glutamina alfa-cetoglutarato (GKC), Ornitina alfa-cetoglutarato (OKG), alfa-cetoisocaproato (KIC), que não foram avaliadas quanto à segurança de consumo como alimentos.
Quanto ao Probolic-SR-MHP, a Anvisa lembra que o produto apresenta etiqueta com as informações obrigatórias para alimentos no idioma português divergentes das contidas na rotulagem original, em idioma Inglês.
Considera, também, que na rotulagem original consta que o produto possui ácido linoleico conjugado (CLA), substância não considerada segura para uso em alimentos; e que na rotulagem original consta que o produto possui aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), que não devem ser indicados para atletas. Por isso foi proibida a distribuição e a comercialização, em todo território nacional, de todos os lotes do produto.
 

Publicidade

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Quem está Online

Nós temos 69 visitantes online