
A pele exerce a função principal de revestimento e proteção do corpo humano contra fatores físicos e químicos do ambiente. A pele também tem papel importante na regulação térmica e no controle de fluxo sangüíneo.
A parte superficial da pele, chamada epiderme, tem uma camada córnea, uma intermediária chamada de derme e uma mais profunda chamada de hipoderme, que é constituída do tecido subcutâneo gorduroso.
Quando a pele sofre ação de uma reação inflamatória superficial em decorrência de substância química, ocorre uma dermatite (eczema), que pode ser irritativa ou alérgica. A dermatite de contato irritativa (DCI), não-imune, decorre dos efeitos tóxicos de uma substância química sobre a pele e seus efeitos são imediatos, como na queimadura provocada por um ácido.
A dermatite de contato alérgica (DCA) requer a ativação do sistema imune, ou seja, em primeiro lugar a pessoa tem que se sensibilizar para depois se tornar alérgica. É o uso freqüente de uma substância que leva à alergia, e não o não-uso.
A dermatite de contato alérgica (DCA) é uma dermatose inflamatória caracterizada por vermelhidão, inchaço (edema), secreções (exsudações) e bolhas (vesículas) na fase aguda; quando se torna crônica, surgem a descamação e a formação de crostas.
Leia mais...