Home Fisioterapia
Fisioterapia

Traje espacial ajuda a reabilitar pacientes

E-mail Imprimir PDF

Pisar na lua, experimentar a ausência de gravidade e trazer para a terra as notícias do mundo de lá. Isso é missão para astronautas. Mas, por baixo daqueles macacões e capacetes futuristas, que já emocionaram o planeta, uma roupa usada por esses conhecedores do infinito aterrissou como uma nova esperança em Minas Gerais.

Um traje usado por astronautas é a base para uma nova revolução na reabilitação de pacientes que sofreram traumas, lesões e outros problemas que comprometem sua mobilidade física, motora e neurológica.

A vestimenta, que ao ser colocada tende a erguer a postura do debilitado, estimulando músculos e a corrente sanguínea, faz parte de um novo tratamento que será implantando em Minas até o fim do ano, nas redes particular e pública de saúde. A eficácia da técnica será estudada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no fim de dezembro e, se aprovada, poderá beneficiar milhares de pessoas.

Composta por um colete, short, joelheira e sapato, a roupa, conhecida como Traje Adeli era usada por astronautas russos para o ganho de força muscular, pois eles ficavam debilitados quando voltavam do espaço, devido a falta de gravidade. “Ela foi desenvolvida pela agência espacial russa, que levou países vizinhos a usá-la na reabilitação de pacientes.

Leia mais...
 

Fisioterapia é aliada de paciente com Parkinson

E-mail Imprimir PDF

Três vezes por semana, durante 35 minutos, o aposentado Vasco de Carvalho, 75 anos, é orientado por uma fisioterapeuta numa série de exercícios de alongamento que o ajudam a reduzir os sintomas e a evolução do Mal de Parkinson.

Nos outros dias, ele não dispensa, mesmo sozinho, em casa, repetir as atividades. “Se eu ficar parado, a minha vida torna-se mais difícil. Os tendões ficam rígidos e bate o desânimo, sem vontade de fazer nada”, diz.
 
Portador da doença há 10 anos, o aposentado descobriu que a fisioterapia é uma das alternativas para melhorar a qualidade de vida de quem tem essa patologia degenerativa. O tratamento, iniciado logo após a descoberta da doença, garantiu, segundo ele, os resultados positivos comemorados hoje.

Leia mais...
 

Saiba mais sobre ATM

E-mail Imprimir PDF

Dores de cabeça sem diagnóstico, dores nos ouvidos e zumbidos, vertigens, dores na região dos olhos, barulhos durante a mastigação, entre outros, são dilemas enfrentados pelos indivíduos que apresentam distúrbios temporomandibulares (DTM´s).

A sintomatologia complexa muitas vezes dificulta o diagnóstico. Assim, esses pacientes passam meses e até anos em busca de uma solução, entre neurologistas, otorrinos, clínicos, entre outros profissionais de saúde.

A articulação temporomandibular (ATM) é uma das mais especializadas e diferenciadas do organismo, pois é capaz de realizar movimentos complexos e está relacionada praticamente com todos as funções do aparelho estomatognático. A mastigação, deglutição, fonação e postura dependem muito da função, saúde e estabilidade da articulação temporomandibular.
 
Leia mais...
 



Publicidade

Facebook

Publicidade

Banner DL Gráfica

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Fisioterapeutas

Dra. Juliana Torres Morais
Fisioterapeuta, especialista em disfunções da ATM e dor orofacial.

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Quem está Online

Nós temos 992 visitantes online