Home Gastroenterologia
Gastroenterologia

Ascite - barriga-d'água

E-mail Imprimir PDF

Ascite é a acumulação de líquido na cavidade abdominal. Também é chamada barriga-d'água. A quantidade de líquido pode ser tão pequena que só a descobrimos pela ecografia abdominal ou atingir 25 litros e causar um volumoso aumento do abdómen.

Quais as causas de ascite?

São múltiplas as causas de ascite. A cirrose alcoólica do fígado é entre nós a causa mais frequente de ascite, mas outras doenças do fígado, doenças do coração, do rim, do peritoneu e do pâncreas podem causar ascite.

Leia mais...
 

Barriga inchada pode ser índicio da síndrome do intestino irritável

E-mail Imprimir PDF

Sem causas descobertas pela medicina, distúrbio afeta principalmente as mulheres

Constipação ou diarreia minutos depois de comer, barriga inchada e cólicas são sinais da síndrome
Constipação ou diarreia minutos depois de comer, barriga inchada e cólicas frequentes podem ser sinais da síndrome do intestino irritável.

O distúrbio funcional do tubo digestivo caracterizado também por dor abdominal, flatulência (gases) em excesso e sensação de que o intestino foi esvaziado por completo após a evacuação não tem causas ou lesões intestinais diretas.

Desta forma, seu diagnóstico é mais dificil de ser feito, muitas vezes realizado somente após a realização de outros exames, de acordo com a gastroenterologista Marilia Gaboardi, responsável pela Área Comunidade da Sociedade de Gastroenterologia de São Paulo.

Leia mais...
 

Evento: Gastrominas 2009

E-mail Imprimir PDF
A Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição de Minas Gerais, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva Estadual Minas Gerais e a Sociedade Mineira de Coloproctologia irá realizar no período de 24 a 26 de Setembro o Gastrominas 2009 no Ouro Minas Palace Hotel em Belo Horizonte/MG.

O evento este ano contará com a grade que aborda as seguintes programações X Congresso Mineiro de Gastroenterologia,VII congresso Mineiro de Endoscopia Digestiva,IV Congresso  Mineiro de Coloproctologia,III Congresso Mineiro de Enfermagem em Endoscopia,VII Simpósio Internacional de Hepatologia, II Curso de Colonoscopia da SOBED,IV Fórum de prevenção do câncer coloretal,II Fórum de acidentes cáusticos e I Curso de Endoscopia Pediátrica.

O objetivo principal da organização destes eventos é a participação ampla dos profissionais das diversas especialidades.

Saiba mais:

www.gastrominas2009.com.br
 

Câncer de intestino

E-mail Imprimir PDF
PREVENÇÃO 
 
Por que se preocupar com o câncer de intestino?

O câncer de intestino, embora possa ser prevenido, é um dos cânceres mais frequentes no mundo. No Brasil, ele é o 4o. câncer mais diagnosticado. Segundo estimativas do INCA (Instituto Nacional do Câncer), este tipo de câncer acometeu mais de 27 mil pessoas, em 2008, somente no Brasil. 

Quando o seu diagnostico ocorre em fases iniciais, é frequentemente curável.

Leia mais...
 

Vacina contra rotavírus reduz internações de crianças por gastroenterite 

E-mail Imprimir PDF
Há três anos, a saúde da criança brasileira ganhou um reforço com a incorporação da vacina contra o rotavírus no Calendário Básico de Vacinação da Criança. O vírus é uma das principais causas de gastroenterite e provoca a maior parte dos óbitos em crianças menores de cinco anos.
 
Em Belo Horizonte, a medida já reflete no número de internações: em 2006, foram internadas 1.500 crianças nessa faixa etária com gastroenterite, ao passo que, no ano passado, o número caiu para 600 internamentos. Em termos percentuais, a queda foi de 60% no total de internações.
Leia mais...
 

Pólipos de estômago

E-mail Imprimir PDF
Os tumores não cancerosos do estômago não costumam causar sintomas ou problemas médicos. Por vezes, no entanto, alguns sangram ou tornam-se malignos.
Em quase 99 % dos casos de cancros do estômago, trata-se de adenocarcinomas. Outros cancros são leiomiossarcomas (um tumor maligno do músculo liso) e linfomas.
O cancro gástrico é mais frequente em adultos. Menos de 25 % dos referidos cancros ocorre em pessoas com menos de 50 anos. O cancro do estômago é extremamente frequente no Japão, na China, no Chile e na Islândia, enquanto nos Estados Unidos, onde este cancro afecta 8 em cada 100 000 pessoas, a sua incidência está a diminuir por razões desconhecidas.
Causas
O cancro do estômago começa muitas vezes num sítio onde existe uma inflamação da mucosa. No entanto, muitos especialistas crêem que tal inflamação é mais uma consequência do que a causa do cancro.
Leia mais...
 

Azia - queimação

E-mail Imprimir PDF
"A azia é uma sensação de queimação causada por processo irritativo ou inflamatório do esôfago, em conseqüência das agressões sofridas por uma alimentação inadequada".

O médico e especialista em clínica e cirurgia do aparelho digestivo, Dr. Lincoln Lopes Ferreira, explica que quando o esôfago for agredido de alguma forma vai aparecer a sensação de azia, que pode ocorrer por causa de alimentos irritantes, condimentados, picantes, ácidos, etc.

A azia é observada devido à acidez do estômago que reflui para dentro do esôfago. Isto ocorre sempre quando a musculatura da junção do esôfago com o estômago não funciona adequadamente como nos casos de pessoas que apresenta a chamada hérnia de hiato.

Neste tipo de situação é muito comum aparecer este tipo de refluxo, mal tolerado pelo esôfago que inflama e leva a azia, explica.
Leia mais...
 

Hepatite C próximo da cura

E-mail Imprimir PDF
Estudo conclui que quase 100% dos indivíduos que obtiveram sucesso com a terapia não apresentam níveis virais detectáveis
 
Washington, D.C. – maio de 2007 – Resultados de um novo estudo, apresentado durante a 38ª Conferência Anual da Semana de Doenças Digestivas (Digestive Disease Week - DDW), mostraram que mais de 99% dos pacientes portadores do vírus da hepatite C crônica (HCV) que foram tratados com sucesso com o PEGASYS® (interferon peguilado alfa-2a) não apresentaram níveis virais detectáveis até sete anos depois do final do tratamento.

A conclusão valida o uso da palavra “cura” para descrever o resultado da terapia para tais pacientes. Atualmente, o melhor indicador de sucesso do tratamento é uma resposta virológica sustentada (RVS), definida como níveis não detectáveis de vírus de hepatite C no sangue após seis meses da conclusão da terapia.
 
Leia mais...
 



Publicidade

Facebook

Publicidade

Banner DL Gráfica

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Anuncie aqui

Seu anúncio aqui!
Produtos, serviços e clínicas. Anuncie na sua especialidade. Confira!

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Quem está Online

Nós temos 952 visitantes online