Home Otorrinolaringologia
Otorrinolaringologia

Transplante pioneiro de laringe

E-mail Imprimir PDF

Uma mulher norte-americana voltou a falar pela primeira vez em 11 anos após um transplante pioneiro de laringe. Brenda Jensen, 52, disse que a operação realizada na Califórnia foi um milagre que restaurou sua vida.
A informação foi publicada nesta quinta-feira 20 de janeiro de 2011 no site da "BBC News".

Treze dias após a cirurgia, ela disse suas primeiras palavras: "Bom dia, eu quero ir para casa."
É a primeira vez que uma laringe e uma traqueia são transplantada ao mesmo tempo e apenas a segunda vez que uma laringe é transplantada.

Jensen estava impossibilitada de falar por conta própria desde que sua laringe foi danificada durante uma cirurgia em 1999. O tubo usado para manter as vias respiratórias abertas feriu sua garganta, impedindo sua respiração.

Leia mais...
 

Teste da Orelhinha: simples e essencial ao bebê

E-mail Imprimir PDF

Um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança é a audição. O bebê já escuta desde bem pequeno, antes mesmo de ser erguido pelo doutor em sua apresentação ao mundo. Isso acontece a partir do quinto mês de gestação, onde o bebê ouve os sons do corpo da mamãe e sua voz.

 

É através da audição e da experiência que as crianças têm com os sons ainda na barriga da mãe que se inicia o desenvolvimento da linguagem. Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são essenciais para a aquisição da linguagem.

 

Leia mais...
 

Cirurgia de sinusite

E-mail Imprimir PDF
Sinuplastia com balão é indicada para pacientes com obstrução crônica dos seios paranasais
Uma nova técnica cirúrgica promete alívio imediato para os incômodos e dolorosos sintomas da sinusite. Desenvolvida pela Clínica Mayo, em Jacksonville, na Flórida (EUA), a sinuplastia com balão é indicada quando os remédios não são suficientes para desobstruir os seios paranasais. “O procedimento é uma solução alternativa, minimamente invasiva, à cirurgia mais radical dos seios da face, sendo indicada para pacientes que precisam mais do que de medicamentos para se tratar", afirma o otorrinolaringologista Christopher Garvey.

Para ajudar a limpar os seios faciais bloqueados pela sinusite, os médicos adaptaram a técnica da angioplastia, aplicada na desobstrução de artérias. “A sinuplastia é uma técnica inovadora. Usar essa tecnologia no tratamento da sinusite é simplesmente brilhante”, exalta o médico. Ele ressalta que, em geral, os pacientes se recuperam e vão para casa no mesmo dia. Depois do alívio imediato dos sintomas, eles podem retomar as atividades normais em 24 horas.
Leia mais...
 

Obstrução nasal

E-mail Imprimir PDF
A obstrução nasal é um sintoma comum. Pode ocorrer durante um resfriado, gripe ou em situações como sinusites, desvios de septo e hipertrofia de cornetos nasais. Quando existe obstrução nasal, normalmente, abre-se a boca para conseguir que o ar entre e vá até os pulmões.

Algumas pessoas apresentam esta obstrução cronicamente, utilizando a boca para respirar. Este hábito ou, em alguns casos, “necessidade”, altera as funções do nariz, pois o nariz é responsável pela filtração, umidificação e aquecimento do ar inspirado. 

Ao respirarmos pela boca, este processo não ocorre e ficamos mais propensos à entrada de microorganismos, como vírus e bactérias.

As fossas nasais são revestidas por um tecido com muitos vasos sangüíneos. Estes vasos possuem a capacidade de contrair e dilatar em diferentes situações. 
Leia mais...
 

Amídgalas e amigdalites

E-mail Imprimir PDF
O plantão está corrido, mas tranqüilo. A meio caminho de tomar um café para espantar o frio do inverno, o som avisa: “Dr. Alessandro, favor comunicar com o ramal 301... Dr. Alessandro, favor comunicar com...”.
Ao contrário dos seriados da TV, nos hospitais de verdade eles repetem as chamadas várias e várias vezes por vários motivos. O principal deles é o fato do som vir tão cheio de interferências que a maioria de nós mortais só consegue entender “Doutor alersmurfinuns... ramal tzentozezum”.

“Chegou uma paciente e ela não está bem não”, avisa a enfermeira ao telefone. A paciente se chama Carolina. Tem 11 anos, uma mãe, uma avó e uma cara de choro de dar inveja a novela mexicana. 

- Amigdalite de novo, doutor - avisa a mãe.

A parte boa das mães é que elas quase sempre trazem o diagnóstico na ponta da língua. A parte ruim é que elas quase sempre trazem o diagnóstico na ponta da língua.

- De novo?
- De novo. Vive tendo isso. Há umas duas semanas, teve igualzinho e eu tratei por minha conta...
- Que ótimo – faço as perguntas de praxe, examino pressão, pulmões, garganta, articulações...
 
Leia mais...
 



Publicidade

Facebook

Publicidade

Banner DL Gráfica

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Anuncie aqui

Seu anúncio aqui!
Produtos, serviços e clínicas. Anuncie na sua especialidade. Confira!

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Quem está Online

Nós temos 960 visitantes online