Home Dermatologia
Dermatologia

Dermatite das fraldas

E-mail Imprimir PDF
O que é? 

É a irritação na pele causada pelo contato com a urina e fezes retidas pelas fraldas e plásticos. Pode surgir infecção secundária causada por cândida ou bactérias. É possível que algumas bactérias tenham uma ação sobre a urina, decompondo a uréia e aumentando a ação irritativa. 

Como se desenvolve ou se adquire? 

Pelo contato prolongado com a urina e as fezes do bebê, ou pacientes adultos com incontinência urinária e fecal. A urina possui uréia que se transforma em amônia, substância que provoca irritação. A pele molhada também pode causar fricção contra a fralda e permitir o crescimento de bactérias. Este tipo de dermatite ocorre tanto com o uso de fraldas de pano ou descartáveis. 
Leia mais...
 

Acne

E-mail Imprimir PDF
O que é? 

A acne é uma doença multifatorial, muito freqüente, crônica, e em geral autolimitada, que pode levar a cicatrizes e alterações psíquicas. 

A palavra acne vem do grego e quer dizer "eflorescência", "ponto de elevação". 
Manifesta-se por um quadro inflamatório das unidades pilossebáceas (pêlos e glândulas de gordura) de algumas áreas do corpo (rosto, peito e costas). 

A acne afeta 80% dos adolescentes, podendo persistir até a idade adulta. A incidência de quadros mais graves é no sexo masculino. Em geral, acomete de forma leve a moderada, porém pode afetar o desenvolvimento psico-social, promovendo isolamento e baixa auto-estima. 
Leia mais...
 

Herpes Simples

E-mail Imprimir PDF
O que é?
 
É uma infecção causada por um vírus da família dos vírus de herpes humano (HSV - 1 e 2). Todos os vírus de herpes humano têm certas características para a infecção e têm a capacidade de estabelecer uma infecção latente (não manifesta, oculta) no homem. 

Como se adquire? 

A transmissão é por contato direto de uma lesão infectada de um indivíduo para a pele ou mucosa de um indivíduo não infectado. A transmissão através de objetos contaminados é extremamente rara. Estima-se que o período de incubação (do contato até a manifestação da doença) seja de 13 a 14 dias, mas nem sempre os casos são sintomáticos (manifestam a doença). Por isso, a eliminação do vírus sem sintomas é comum entre os surtos de lesões; sendo, portanto, possível a transmissão da infecção na ausência de lesões. 
Leia mais...
 


Pagina 2 de 2

Publicidade

Facebook

Anuncie aqui

Seu anúncio aqui!
Produtos, serviços e clínicas. Anuncie na sua especialidade. Confira!

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Quem está Online

Nós temos 198 visitantes online