Home Oncologia
Oncologia

Sol - amigo do Verão, inimigo da saúde

E-mail Imprimir PDF

É a presença do Sol, aliada às belezas naturais de nossas praias, que desloca turistas do mundo todo ao litoral brasileiro. O turismo movimenta a economia e alivia o estresse de quem andava suplicando por merecidas férias. A combinação parece perfeita, mas há nela um fator de risco para a saúde que precisa ser lembrado.

O Sol é a principal causa de uma doença que, se ignorada, pode levar à morte: o câncer de pele. E este é o câncer de maior incidência no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, em 2008, ocorreram 120.970 casos novos no país.

Como sempre, na medicina, a prevenção continua a ser o melhor remédio. E se para prevenir é preciso antes compreender, segue uma breve e simples síntese a respeito.

Existem três tipos principais de câncer de pele: o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular, e o melanoma. Embora menos freqüente, o melanoma é o mais agressivo. Apresenta uma tendência a se espalhar pelo corpo, afetando assim outros órgãos.

Leia mais...
 

Identificada enzima que propaga o câncer

E-mail Imprimir PDF
Pesquisadores do Reino Unido dizem que substância é responsável por preparar partes do corpo que serão atingidas por células tumorais, facilitando processo de metástase

Londres - Em estudo publicado na revista científica Cancer Cell, pesquisadores britânicos afirmam ter descoberto a enzima responsável pelo alastramento das células cancerígenas, um processo conhecido como metástase. Os cientistas explicam que a enzima chamada LOX é crucial na evolução da metástase, que ocorre quando o câncer se espalha para outras partes do corpo. 

Em muitos casos de câncer, não é o tumor inicial que mata – o perigo está nas células que circulam para outras partes do corpo, um processo responsável por 90% das mortes relacionadas à doença. O estudo indica que a LOX atua enviando sinais para preparar a área do corpo que será atingida pelas células cancerígenas. Segundo os cientistas, sem este processo de preparação, o ambiente pode ser muito hostil para possibilitar o crescimento do câncer. 
Leia mais...
 

Câncer de Mama

E-mail Imprimir PDF
O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. 

Este tipo de câncer representa nos países ocidentais uma das principais causas de morte em mulheres. As estatísticas indicam o aumento de sua freqüência tantos nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento.
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. 
Leia mais...
 

Alcoolismo - Consumo e Relação com o Câncer

E-mail Imprimir PDF
O consumo de bebidas alcóolicas é tão comum que muitas pessoas não imaginam que elas são drogas potentes. A relação entre álcool e câncer tem sido avaliada, no Brasil, por meio de estudos de caso-controle, que estabeleceram a associação epidemiológica entre o consumo de álcool e cânceres da cavidade bucal e de esôfago. 

O uso combinado de álcool e tabaco aumenta ainda mais o risco de câncer nestas e em outras localizações, como a faringe e a laringe supraglótica. Além de agente causal de cirrose hepática, em interação com outros fatores de risco, como, por exemplo, o vírus da hepatite B, o alcoolismo está relacionado a 2 - 4% das mortes por câncer, implicado que está, também, na gênese dos cânceres de fígado, reto e, possivelmente, mama. 
Leia mais...
 



Publicidade

Facebook

Publicidade

Banner DL Gráfica

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Anuncie aqui

Seu anúncio aqui!
Produtos, serviços e clínicas. Anuncie na sua especialidade. Confira!

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Quem está Online

Nós temos 942 visitantes online