Ter, 28 de Setembro de 2010 19:02
Um sorriso bem cuidado pode ser sinônimo de coração saudável. Essa relação é pesquisada há mais de 20 anos, mas só agora foi possível medir os efeitos da escovação diária. Um estudo populacional feito na Escócia mostrou uma forte associação entre a pouca frequência da escovação e o aparecimento de doenças cardiovasculares.
As pessoas que escovavam os dentes menos de duas vezes por dia apresentaram 70% mais chances de sofrer infarto do miocárdio, segundo pesquisadores da University College London (UCL), que analisaram o estilo de vida de mais de 11 mil pessoas — monitorando fatores como higiene, hábitos de consumo (como tabagismo) e a prática ou não de exercícios físicos.
A média de idade dos entrevistados era de 50 anos. A análise foi baseada na quantidade de visitas ao dentista, no número de escovações por dia, em detalhes sobre pressão arterial e o histórico de doenças cardíacas nas famílias.
Leia mais...
Qui, 21 de Janeiro de 2010 11:44
Entenda como a higienização simples e rotineira pode prevenir muitas doenças perigosas que atacam o nosso corpo
“A saúde começa pela boca”. Já ouviu essa afirmação antes, certo? A frase simplifica a importância da saúde bucal para o equilíbrio da saúde geral do corpo. A nossa boca possui milhares de bactérias vivas que convivem pacificamente no interior e se multiplicam na superfície dos dentes, língua e gengiva. “Uma higienização bucal ineficiente pode acarretar em uma desordem na produção dessas bactérias que, consequentemente, dará início ao ataque contra a proteção e estruturas dos dentes e da gengiva. O resultado são as conhecidas doenças bucais, tais como cárie e doenças periodontais”, explica o Dentista-Cirurgião e Diretor-Executivo da Dentalpar, Dr. Armando Rodrigues Filho. Esta batalha de titãs não se restringe apenas a região da boca. Essas bactérias que causam doenças bucais fazem um verdadeiro intercâmbio por todo nosso corpo, viajando pela corrente sanguínea e interagindo com todos os órgãos. A região bucal é muito vascularizada, unindo a boca a todo o resto do corpo.
Leia mais...
Sex, 22 de Maio de 2009 17:42
O uso indiscriminado de substâncias branqueadoras pode causar hipersensibilidade, enfraquecimento dos dentes e até danos à gengiva
O clareamento dos dentes, antes privilégio apenas das classes média e alta, começa a se popularizar, com a diminuição dos custos do tratamento. Atualmente, uma pessoa que acredita estar com os dentes amarelados pode adquirir produtos para clareamento pela internet e até por televendas.
“O problema é que, embora pareça um procedimento simples, a aplicação incorreta do produto pode causar sensibilidade dolorosa, irritação nas gengivas, prejuízo ao esmalte do dente e ainda deixar a percepção de que as restaurações e próteses ficaram mais escuras, pois os produtos só atuam na substancia dentária e não nos materiais restauradores com aqueles utilizados em restaurações e próteses” – alerta Cássia Gil, diretora da Medial Odonto.
Leia mais...
Sex, 27 de Março de 2009 12:12
 Um das áreas mais desenvolvidas atualmente na odontologia é a implantodontia. A técnica mais recente permite o implante guiado por computador. Um software foi criado especialmente para interpretar e converter informações fornecidas por uma tomografia computadorizada em uma imagem tridimensional. Antes, o paciente precisava fazer a tomografia completa (todo o corpo), agora, é feita somente da cabeça e pescoço.
O dentista visualiza, através da tela do computador, toda a estrutura óssea da maxila ou mandíbula e define os pontos para fixação dos implantes. O profissional faz um molde com pequenos furos que servem como guias para determinar o local, a altura e o ângulo correto das peças de titânio que serão inseridas.
Leia mais...
Sex, 27 de Março de 2009 10:47
 Problema atinge principalmente as mulheres, com idade entre 15 e 35 anos
O bruxismo, hábito de apertar e/ou ranger os dentes, principalmente durante o sono, é comum em cerca de 15% da população. As causas deste problema podem ser a tensão emocional e o fechamento inadequado da boca.
O dentista Cornelis Springer, da CROS - Clínica de Reabilitação Oral Springer, explica que em quase todos os casos os pacientes com sintomas de bruxismo vivem problemas emocionais. “O fechamento inadequado da boca e alinhamento incorreto dos dentes estão presentes em quase 100% dos casos, mas, normalmente, não são suficientes para causar o problema na ausência de um stress”, diz.
Leia mais...
Qua, 18 de Fevereiro de 2009 17:00
 O hálito é o ar emitido durante a expiração pela boca e pelo nariz. Um hálito anormal – mau hálito ou halitose – corresponde a um odor desagradável proveniente da boca ou do nariz. Pode ser o sintoma de uma patologia local ou geral.
A halitose é o termo científico utilizado para designar o mau hálito. Deriva da palavra latina "halitus", ou seja, hálito, e do sufixo grego "osis" que refere um estado anormal ou mórbido. A halitose consiste deste modo na alteração anormal do hálito, alteração que torna este último desagradável.
A halitose pode ser transitória, estando ela então relacionada com alterações passageiras do ambiente bucal (o mau hálito da manhã, o mau hálito relacionado com certos alimentos ingeridos – cebola, alho, tabaco, café, entre outros muitos) ou de longo prazo provocada nestes casos por desordens sistemáticas locais ou gerais (afecções digestivas, pulmonares, endócrinas…).
Leia mais...
Sáb, 14 de Fevereiro de 2009 18:52
Saiba Como Perder o Sorriso Amarelo "Com o passar dos anos, os nossos dentes vão escurecendo e cada vez mais ficamos com aquele sorriso amarelo. Um problema que tem solução. Com o clareamento dental o paciente pode perder o sorriso amarelo recuperando a cor natural dos dentes."
Mais do que uma limpeza profunda dos canalículos do dente, ele pode ser realizado em consultório ou em casa com um gel, normalmente produtos a base de carbamida. O dentista faz uma moldeira que cobre somente a superfície dental com o gel oxidante que penetra no dente e após algum tempo retira toda a sujeira acumulada.
Leia mais...
Sex, 13 de Fevereiro de 2009 16:18
Implantes dentários osseointegráveis são, normalmente, parafusos de titânio introduzidos cirurgicamente nas áreas desdentadas onde sobre eles, são instalados dentes artificiais para diferentes tipos de próteses dentárias. Não confundir implantes com próteses fixas; na realidade, implantes servem para substituir as raízes dos dentes, em situações de perda ou impossibilidade de aproveitamento destas, enquanto que próteses fixas são dispositivos apoiados em dentes remanescentes.
Como funcionam os Implantes Dentários? Como os implantes são colocados no osso dos maxilares, permitem um suporte estável para os dentes artificiais. As próteses removíveis e as pontes colocadas sobre o implante não caem nem se deslocam na sua boca - um benefício importante para a mastigação e a fala. Esta adaptação segura ajuda a que as próteses removíveis e as pontes - tal como as coroas individuais colocadas sobre implantes - sejam sentidas mais naturalmente do que as pontes e próteses convencionais.
Leia mais...
Sex, 13 de Fevereiro de 2009 15:47
Próteses são substitutos para os dentes ausentes que podem ser retiradas e recolocadas na boca. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e embora nunca sejam exatamente iguais aos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas a aquelas de alguns anos atrás.
Existem dois tipos principais de próteses: totais (dentaduras) ou parciais. Seu dentista irá ajudá-lo a escolher o tipo de prótese mais apropriado, dependendo do número de dentes a serem substituídos e o custo do tratamento. Como funcionam as próteses? No caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apóia sobre sua gengiva. A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto que a prótese inferior é confeccionada na forma de uma ferradura, a fim de permitir espaço livre para acomodar sua língua. As próteses são feitas sob medida em um protético, a partir de moldes tirados de sua boca. Seu dentista irá determinar qual dos três tipos de próteses descritas abaixo é o melhor para você.
Leia mais...
Sex, 13 de Fevereiro de 2009 15:21
Ortodontista: especializado na correção da posição dos dentes por meio de aparelhos ortodônticos. Literalmente a palavra significa a técnica de corrigir a posição dos dentes. Na prática, a ortodontia, aliada à ortopedia dentofacial, são especialidades da odontologia que se preocupam com o ser humano como um todo, organismo e funções, não se atendo apenas à busca da estética.
O paciente que apresenta dentes fora de posição, além do problema estético, quase sempre, tem também alguma dificuldade relacionada às funções de seu organismo, como por exemplo: respiração bucal e postura de língua prejudicada, além de dificuldade de higienização dos dentes. O nariz tem como importantes funções aquecer, umidecer e filtrar o ar que vai para os pulmões e, portanto, quando respiramos pela boca introduzimos neles ar frio, seco e sujo. A respiração bucal pode propiciar a entrada de elementos alergênicos no aparelho respiratório, além de causar disgnatias, pois, os músculos que atuam na abertura da boca, pressionam lateralmente as arcadas dentárias, impedindo que elas se desenvolvam normalmente.
Leia mais...
|
|