A compulsão pelo consumo de bolsas, roupas, sapatos, maquiagem é extremamente associada ao universo feminino. Filmes e personagens em novelas exploram bastante o estereótipo da mulher que gasta muito em compras e tratamentos, como a personagem Melissa, vivida por Christiane Torloni na novela “Caminho das Índias”, da TV Globo.
Mas, o que pode explicar essa compulsão ao consumismo? Como controlar os gastos, principalmente em época de crise econômica e a perspectiva de redução de renda? Como controlar o dinheiro e aprender a concretizar outros planos de vida?
A psicóloga, terapeuta floral e criadora do sistema Essências Florais da Chapada Diamantina, Luciane Gerodetti explica que o consumo é sempre reflexo de uma tentativa de autoexpressão. “A mulher compra uma roupa, bolsa ou sapato para se expressar, se colocar no mundo da maneira que ela julga adequada ou necessária, seja para os outros ou para si mesma”. Quando esse processo é realizado de forma equilibrada é extremamente sadio e positivo, podendo inclusive ser o reflexo de uma autotransformação.