Home Todos os artigos
Todos os artigos

Pneumotórax

E-mail Imprimir PDF
Um pneumotórax é uma acumulação de ar na cavidade pleural.O pneumotórax pode formar-se por motivos não identificáveis; os médicos chamam-lhe um pneumotórax espontâneo. Um pneumotórax pode também ser consequência de uma lesão ou de um procedimento clínico que permita que se introduza ar dentro da cavidade pleural, como no caso da toracentese.

Os respiradores podem lesionar os pulmões pela pressão que exercem, produzindo-se um pneumotórax. Isso é mais frequente em pessoas que sofrem da síndroma de dificuldade respiratória do adulto (Ver secção 4, capítulo 33), uma vez que necessitam de um respirador artificial de alta pressão para poderem sobreviver. 

Normalmente, a pressão na cavidade pleural é inferior à pressão interna dos pulmões. Quando o ar penetra na cavidade pleural, a pressão na pleura torna-se maior do que a pressão interna dos pulmões e o pulmão sofre um colapso de forma parcial ou completa. Às vezes, a maioria dos colapsos pulmonares produz dispneia imediata e aguda. 
 
Leia mais...
 

Depressão

E-mail Imprimir PDF
Depressão é o nome atribuído a um conjunto de alterações comportamentais, emocionais e de pensamento, tais como, afastamento do convívio social, perda de interesse nas atividades profissionais, acadêmicas e lúdicas, perda do prazer nas relações interpessoais, sentimento de culpa ou autodepreciação, baixa auto-estima, desesperança, apetite e sono alterados, sensação de falta de energia e dificuldade de concentração. Tais alterações tornando-se crônicas trazem prejuízos significativos em várias áreas da vida de uma pessoa. Aquele que está deprimido vê o mundo de forma diferente, sente a realidade de forma diferente e manifesta suas emoções de uma forma diferente. 

Não é um simples estado de tristeza, de “estar na fossa” ou de baixo astral. É um estado corporal indesejável e constante, acompanhado de mudanças comportamentais que independem da vontade daquele que os experiencia. E algo extremamente preocupante é a alta correlação entre depressão e suicídio.
 
Leia mais...
 

O Que é glaucoma?

E-mail Imprimir PDF
"O glaucoma é causado por diferentes enfermidades que , na maioria dos casos , levam a um aumento da PIO". 

- Tipos de Glaucoma - Glaucoma Primário de Ângulo Aberto (GPAA) - Glaucoma de Ângulo Fechado - Glaucoma Agudo - Quem está sob Risco - Diagnosticando o Glaucoma - Tratando o Glaucoma - Colírios - Uso Oral - Cirurgia - Conclusão 

O aumento da pressão é causado por um bloqueio ao fluido no interior do olho. Com o tempo isto causa dano ao nervo óptico. Através da detecção precoce, diagnóstico e tratamento , você e seu oftalmologista podem ajudar a preservar sua visão". 

Pense em seu olho como em uma pia , na qual a torneira e o ralo permanecem permanentemente abertos. O humor aquoso está constantemente circulando através da câmara anterior. É produzido por uma pequena "glândula" , chamada corpo ciliar , situada atrás da íris. 

Leia mais...
 

Dislalia

E-mail Imprimir PDF

Consiste na má articulação das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um pelo outro, ou ainda distorcendo fonemas.

A falha na articulação das palavras pode ainda ocorrer a nível de fonemas ou de sílabas.
Quando a criança não consegue desenvolver um bom padrão de fala, com distinções claras dos fonemas acabará passando estas trocas para a escrita, quando iniciar esta nova fase.

O TRATAMENTO Inicialmente é feita uma pesquisa das condições físicas dos órgãos necessários à articulação das palavras.

Leia mais...
 

Dor no peito, Angina e Infarto

E-mail Imprimir PDF
O tórax, o peito, é formado por um bom número de órgãos e tecidos que podem se manifestar por sensações dolorosas. Entre as dores mais temidas, estão as chamadas dores do coração e, dentre as quais, a angina do peito e o infarto são as que motivam maiores temores por serem as mais conhecidas e consideradas como as de maior probabilidade de serem fatais. 

A angina pectoris é um tipo de dor que o paciente sente no peito, braço ou nuca e que aparece com a realização de esforços ou emoções ou mesmo sem fator provocador aparente. A angina é uma dor que provoca medo, daí o nome angina, que significa medo, angor em latim. É uma dor que costuma deixar o paciente imóvel, assustado e que dura poucos segundos. 

A sensação de dor na angina é provocada pela diminuição do sangue que passa pelas artérias que irrigam o músculo cardíaco. Este é um sinal de que pouco sangue está irrigando o coração durante aquele momento, geralmente, durante algum esforço.
Leia mais...
 

Alcoolismo - Consumo e Relação com o Câncer

E-mail Imprimir PDF
O consumo de bebidas alcóolicas é tão comum que muitas pessoas não imaginam que elas são drogas potentes. A relação entre álcool e câncer tem sido avaliada, no Brasil, por meio de estudos de caso-controle, que estabeleceram a associação epidemiológica entre o consumo de álcool e cânceres da cavidade bucal e de esôfago. 

O uso combinado de álcool e tabaco aumenta ainda mais o risco de câncer nestas e em outras localizações, como a faringe e a laringe supraglótica. Além de agente causal de cirrose hepática, em interação com outros fatores de risco, como, por exemplo, o vírus da hepatite B, o alcoolismo está relacionado a 2 - 4% das mortes por câncer, implicado que está, também, na gênese dos cânceres de fígado, reto e, possivelmente, mama. 
Leia mais...
 

Células tronco contra o envelhecimento?

E-mail Imprimir PDF

A dermatologista Daniela Graff afirma que ainda não é possível comprovar a eficácia do tratamento para rejuvenescimento facial.

A ciência mostra a cada dia o potencial das células-tronco com descobertas que são esperança contra doenças físicas e até neurológicas. Agora o seu poder também passa a ser utilizado em benefício da estética e da saúde da pele.

Foi lançado recentemente um tratamento facial que afirma estimular células-tronco adultas, fazendo-as produzir novas células que revitalizam a pele. No entanto, especialistas e médicos não entram em um consenso sobre a real eficácia desse procedimento.

As células-tronco são células indiferenciadas, capazes de formar vários tipos de tecidos. Especialistas acreditam que, no futuro, elas poderão ser importantes no tratamento de várias doenças e lesões.

Leia mais...
 

Vídeo: Mulheres com mais de 40 têm direito a mamografia de graça

E-mail Imprimir PDF

O câncer de mama atinge quase 50 mil pessoas por ano no Brasil. Um homem a cada 100 mulheres tem a doença. A lei que permite que elas façam o exame de graça entra em vigor em 29/04/09.

Leia mais...
 

Implante dentário computadorizado

E-mail Imprimir PDF
Um das áreas mais desenvolvidas atualmente na odontologia é a implantodontia. A técnica mais recente permite o implante guiado por computador. Um software foi criado especialmente para interpretar e converter informações fornecidas por uma tomografia computadorizada em uma imagem tridimensional. Antes, o paciente precisava fazer a tomografia completa (todo o corpo), agora, é feita somente da cabeça e pescoço. 

O dentista visualiza, através da tela do computador, toda a estrutura óssea da maxila ou mandíbula e define os pontos para fixação dos implantes. O profissional faz um molde com pequenos furos que servem como guias para determinar o local, a altura e o ângulo correto das peças de titânio que serão inseridas. 

Leia mais...
 

Prevenção do câncer de próstata gratuito

E-mail Imprimir PDF
O Ministério da Saúde adverte: preconceito faz mal. Um em cada cinco homens terá câncer de próstata simplesmente por tabu, medo e insegurança de fazer o exame de toque retal, indicado a partir dos 40 anos.
 
Preocupados com a ironia dos colegas, eles não sabem que o exame dura apenas 10 segundos e é mais eficiente para detectar tumores do que o Prostatic Specific Antigen (PSA). 

Até 20% da população masculina pode apresentar o PSA normal, mas ter o exame de toque alterado. A maioria também não sabe que o câncer de próstata é silencioso e assintomático. A má notícia é que não há como evitá-lo e a boa é que tem cura. O mais seguro é fazer os dois exames juntos: o de toque e o PSA. 
Leia mais...
 

Torção de Tornozelo

E-mail Imprimir PDF
Como acontece?
 
As calçadas e as ruas de nossa cidade não estão em condições ideais de conservação. A moda feminina do sapato com salto alto facilita uma torção no simples pisar num buraco ou na quebra deste salto.

Ou então na pratica de um esporte quando por um desequilíbrio, que pode ser por várias causas, o pé pisa mal no chão e aí acontece a torção. 

O que é uma torção do tornozelo?
 
A torção, ou entorse do tornozelo, é uma lesão muito freqüente, na qual os ligamentos são alongados até se romperem parcial ou totalmente. Ela pode ocorrer quando pisamos em falso num buraco ou degrau, fazendo com que o pé gire para dentro devido ao peso do corpo, comprometendo os ligamentos do lado de fora ou de dentro do tornozelo, em geral os ligamentos de fora são os mais comprometidos. 

Leia mais...
 


Pagina 8 de 15

Publicidade

Facebook

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Quem está Online

Nós temos 34 visitantes online