Home Todos os artigos
Todos os artigos

Alimentação do idoso segundo a roda dos alimentos

E-mail Imprimir PDF
A roda dos alimentos é formada por seis grupos distintos consoante as suas características nutricionais. Todos os alimentos essenciais de cada grupo precisam de entrar na alimentação do idoso. No entanto, estes indivíduos têm muitas vezes dificuldades de mastigação devido à falta de dentes, à diminuição das secreções digestivas e à hipotonia do aparelho digestivo.

Para além disso, há que escolher alimentos que assegurem a ingestão e aproveitamento óptimo dos nutrientes necessários em condições patológicas frequentes, como perturbações digestivas e da motilidade gastro-intestinal e do metabolismo intermediário, que se acompanham de estados de hipoacidez ou anacloridria, gastrite crónica, diminuição de enzimas pancreáticas e intestinais, irrigação insuficiente por arterosclerose ou insuficiência cardíaca, atrofia da parede intestinal de forma a corrigir ou compensar os efeitos da absorção e mal nutrição secundária.  
 
Leia mais...
 

Olhos Vermelhos

E-mail Imprimir PDF
O olho vermelho pode ter várias causas, entre elas, a conjuntivite, corpos estranhos, uveíte, úlcera de córnea, alergias.

Nunca as pessoas devem se automedicar e nem tentar usar um medicamento já testado por uma outra pessoa. Somente um exame realizado um especialista em oftalmologia irá indicar a terapêutica adequada. 

Ao contrário que muitas pessoas pensam, o uso de colírios não pode ser indiscriminado, pois eles são remédios que contém medicações específicas indicadas para cada tipo de patologia. Assim, o colírio já indicado para um problema, nem sempre poderá ser o mesmo. As conjuntivites, por exemplo, podem ser bacterianas, viróticas (ambas são contagiosas ou alérgicas não contagiosas). 

O exame oftalmológico dever ser feito periodicamente após aos 40 anos de idade, quando na incidência de doenças oculares. Por um outro lado, existe o risco de comprar óculos sem o resultado de um exame oftalmológico, em especial, nos casos de óculos de perto. 

É preciso lembrar que somente através de um bom exame é possível detectar problemas como cataratas, glaucomas e alterações retinianas. No caso de diabetes - uma causa importante de cegueira, pois afeta os vasos sangüíneos do fundo de olho, o diabético deve fazer consultas de seis em seis meses.

 

Distúrbio da atenção e hiperatividade

E-mail Imprimir PDF

-Distração
-Impulsividade
-Hiperatividade (mental e ou física)

Características:
• Corpo hiperativo, mente sem atenção!
•Distração
•Crianças ou adultos que não conseguem ficar parados;
•Impulsividade;
•Impaciência;
•Desorganização;
•Podem fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo;
•Crianças com dificuldade de focalizar a atenção nas salas de aula por períodos maiores de tempo;
•Inteligência, muitas vezes com pouco rendimento;
•Dificuldade em seguir regras ou instruções da professora na sala de aula;
•Pensamento rápido;
•Cérebro de scaner;
•Criatividade

Leia mais...
 

Doenças Cardíacas - Fatores de Risco

E-mail Imprimir PDF
O que é?
 
São condições que predispõem uma pessoa a maior risco de desenvolver doenças do coração e dos vasos. 
Existem diversos fatores de risco para doenças cardiovasculares, os quais podem ser divididos em imutáveis e mutáveis. 

FATORES IMUTÁVEIS

São fatores imutáveis aqueles que não podemos mudar e por isso não podemos tratá-los. São eles : 

Hereditários: 

Os filhos de pessoas com doenças cardiovasculares tem uma maior propensão para desenvolverem doenças desse grupo. Descendentes de raça negra são mais propensos a hipertensão arterial e neles ela costuma ter um curso mais severo. 
Leia mais...
 

Fotoproteção

E-mail Imprimir PDF

Proximidade do verão e radiação solar intensa reforçam a necessidade de cuidados com a fotoproteção

O sol emite radiações magnéticas classificadas  de acordo com seu comprimento de onda e cada uma tem um efeito diferente sobre a pele, dependendo da duração e intensidade da exposição. A fotoproteção tem como objetivo prevenir os danos relacionados a essa exposição solar.

As radiações UVB incidem na epiderme e provocam queimaduras solares, os eritemas. Estas são as principais responsáveis pelas alterações celulares que predispõe ao câncer de pele e têm maior incidência no verão, especialmente entre às 10 e 16 horas. As radiações UVA, por sua vez, penetram profundamente na pele e são as responsáveis pelo fotoenvelhecimento.

Assim, é de extrema importância a utilização diária de protetores solares, que deve ser iniciada a partir dos seis meses de idade. O FDA classificou-os como “drogas que pretendem proteger a estrutura e função da pele humana contra danos causados pelo sol”.

Leia mais...
 

Saiba quando uma angústia pode se transformar em doença

E-mail Imprimir PDF

Um aperto no coração, um estado exagerado de ansiedade: a angústia, quando não tratada, pode se transformar em doença. Psicanalista Lilany Pacheco fala sobre as causas e tratamentos desta emoção.

Leia mais...
 

Bruxismo

E-mail Imprimir PDF
Problema atinge principalmente as mulheres, com idade entre 15 e 35 anos

O bruxismo, hábito de apertar e/ou ranger os dentes, principalmente durante o sono, é comum em cerca de 15% da população. As causas deste problema podem ser a tensão emocional e o fechamento inadequado da boca. 

O dentista Cornelis Springer, da CROS - Clínica de Reabilitação Oral Springer, explica que em quase todos os casos os pacientes com sintomas de bruxismo vivem problemas emocionais. “O fechamento inadequado da boca e alinhamento incorreto dos dentes estão presentes em quase 100% dos casos, mas, normalmente, não são suficientes para causar o problema na ausência de um stress”, diz.

Leia mais...
 

Vacina contra rotavírus reduz internações de crianças por gastroenterite 

E-mail Imprimir PDF
Há três anos, a saúde da criança brasileira ganhou um reforço com a incorporação da vacina contra o rotavírus no Calendário Básico de Vacinação da Criança. O vírus é uma das principais causas de gastroenterite e provoca a maior parte dos óbitos em crianças menores de cinco anos.
 
Em Belo Horizonte, a medida já reflete no número de internações: em 2006, foram internadas 1.500 crianças nessa faixa etária com gastroenterite, ao passo que, no ano passado, o número caiu para 600 internamentos. Em termos percentuais, a queda foi de 60% no total de internações.
Leia mais...
 

A aparência normal do recém-nascido

E-mail Imprimir PDF
Mesmo depois de o médico assegurar que o bebê é normal, você pode achá-lo um pouco estranho. Seu bebê não tem um corpo perfeito como tem visto em livros de bebês. Seja paciente.
 
A maioria dos recém-nascidos tem características peculiares. Felizmente elas são temporárias. Seu bebê irá começar a ter aparência normal por volta de uma ou duas semanas de idade. 

Essa discussão sobre características temporárias do recém-nascido é organizada por partes do corpo. Um pequeno número de defeitos congênitos que são inofensivos, porém permanentes também estão incluídos.
Leia mais...
 

Celulite - 5 mitos e verdades

E-mail Imprimir PDF
1. A lipoaspiração acaba de uma vez com a celulite? 
Não. A principal indicação da lipoaspiração é para gordura localizada, que é apenas um dos problemas associados à celulite. ‘Em alguns casos, quando cânulas maiores são usadas, a aparência da celulite pode inclusive piorar’, diz a dermatologista Dóris Hexsel. 

2. Quem passa creme todo dia fazendo massagem caprichada consegue eliminar a celulite?
Não. Os cremes funcionam apenas como um complemento do tratamento. Produtos que têm uma boa ação podem contribuir com, no máximo, 15% de melhora do quadro.

3. Quanto mais magra, menos celulite e mais fácil o tratamento? 
Nem sempre. A genética e a atividade hormonal são fatores importantes na gênese da celulite. Na maioria das vezes, as magras que sofrem com celulite têm pouca gordura no corpo, porém bem concentrada. A celulite costuma ser do tipo fibroso, duro, e resistente aos tratamentos.

Leia mais...
 

Droga sintética combate câncer de próstata fatal

E-mail Imprimir PDF
Pesquisadores consideram que nova pílula consegue alcançar redução nos tumores em 80% dos casos, além de fazer regredir metástases em outros órgãos contaminados
 
Até 2011, uma pílula comprada na farmácia e tomada diariamente fará desaparecer tumores que se desenvolveram na próstata e se disseminaram para outros órgãos. 

Se não tivesse partido do médico Johann De Bono, oncologista do Institute of Cancer Research — com sede em Londres —, a previsão seria considerada fruto da mente de algum lunático.
De Bono e 15 cientistas do renomado centro de pesquisas britânico descobriram que a substância sintética acetato de abiraterona conseguiu tratar o câncer de próstata em 80% dos pacientes, alguns deles praticamente desenganados pela medicina. Além de surpreendentemente eficaz, a droga mostrou-se segura e bem menos agressiva que a quimioterapia. 
 
Leia mais...
 


Pagina 9 de 15

Publicidade

Facebook

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Quem está Online

Nós temos 105 visitantes online