Home Todos os artigos
Todos os artigos

Secura Ocular, olho seco

E-mail Imprimir PDF
O olho seco é uma condição anormal da superfície do olho que se manifesta quando as pessoas produzem pouca lágrima ou a mesma é deficiente em alguns de seus componentes. Pouca quantidade, má qualidade. 

Quando um desses fatores ou ambos se apresentam, podem produzir-se zonas secas sobre a conjuntiva e fundamentalmente sobre a córnea o que facilita a aparição de lesões. 

Onde as lágrimas são produzidas e quais funções cumprem? 

As lágrimas são produzidas nas glândulas lacrimais alojadas nas pálpebras e na órbita óssea. Estas glândulas, respondendo ao sistema nervoso involuntário, segregam dois tipos de lágrima: 

As lágrimas basais ou constantes, que servem para alimentar a córnea, prover lubrificação, facilitar a visão e defender o olho de infecções ou corpos estranhos. 

Leia mais...
 

Distúrbio da deglutição

E-mail Imprimir PDF

1. deglutição atípica A deglutição é um mecanismo de ações musculares onde todos os músculos relacionados com a cavidade oral entram em função. Quando esta sinergia é quebrada podem ocorrer várias anomalias no processo e assim aparece a DEGLUTIÇÃO ATÍPICA ou deglutição infantil.

SINAIS DA DEGLUTIÇÃO ATÍPICA:

  • Mastigação anterior ou bilateral simultânea 
  • Interposição lingual ou labial ao deglutir 
  • Articipação indevida da musculatura perioral 
  • Sopro em lugar da sucção do alimento 
  • Respiração bucal, em vez da respiração nasal.

O padrão de mastigação também está alterado, a criança mastiga de um modo feio (boca aberta), a língua se projeta para frente impulsionando o alimento, em vez de suga-lo para trás. 

Leia mais...
 

Vídeo: Água com açúcar alivia dores de bebês

E-mail Imprimir PDF

Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto, em São Paulo, descobriram uma maneira de aliviar a dor em bebês prematuros. A fórmula é bem simples. A solução de sacarose favorece a liberação de endorfina.

Leia mais...
 

Pólipos de estômago

E-mail Imprimir PDF
Os tumores não cancerosos do estômago não costumam causar sintomas ou problemas médicos. Por vezes, no entanto, alguns sangram ou tornam-se malignos.
Em quase 99 % dos casos de cancros do estômago, trata-se de adenocarcinomas. Outros cancros são leiomiossarcomas (um tumor maligno do músculo liso) e linfomas.
O cancro gástrico é mais frequente em adultos. Menos de 25 % dos referidos cancros ocorre em pessoas com menos de 50 anos. O cancro do estômago é extremamente frequente no Japão, na China, no Chile e na Islândia, enquanto nos Estados Unidos, onde este cancro afecta 8 em cada 100 000 pessoas, a sua incidência está a diminuir por razões desconhecidas.
Causas
O cancro do estômago começa muitas vezes num sítio onde existe uma inflamação da mucosa. No entanto, muitos especialistas crêem que tal inflamação é mais uma consequência do que a causa do cancro.
Leia mais...
 

Herpes Zoster

E-mail Imprimir PDF
O herpes zoster (HZ) é uma doença causada por um vírus, o mesmo que causa a varicela (ou "catapora"). Popularmente, o HZ é conhecido como "cobreiro", e é erroneamente relacionado ao contato com animais como sapos, cobras, aranhas, lagartixas, entre outros.

O HZ é mais comum em idosos, porém adultos jovens e adolescentes também podem desenvolver a doença. Além disso, os pacientes portadores do vírus HIV/AIDS estão em risco aumentado de apresentar o HZ. Vejamos por que.

Como a doença ocorre?
Geralmente, durante a infância a criança é infectada pelo vírus varicela-zoster, como é chamado, e desenvolve a doença inicial, ou seja, a catapora. É possível que algumas pessoas que se infectam com esse vírus apresentem formas mais leves da doença, não sendo a mesma diagnosticada.
Leia mais...
 

Sangue na Urina e no Esperma

E-mail Imprimir PDF
Sangue na Urina

A presença de sangue na urina, também chamada de hematúria, não é uma doença, porém pode ser sinal de alguma. A hematúria divide-se em macroscópica (visível) (urina  vermelha ou avermelhada)  e microscópica ( urina com coloração normal, pois a quantidade de sangue é tão pequena que só é vista com auxílio de microscópio).
 
O sangramento do trato urinário pode ir e vir, mesmo em casos mais sérios, portanto um médico deve ser consultado imediatamente se algum sangue for detectado na urina, mesmo que uma só vez.

A hematúria microscópica só vai ser detectada em um exame de urina, porém a constatação de sangue na urina, visível ou microscópica, requer exames complementares para que se descubra a causa.
Leia mais...
 

Mau hálito

E-mail Imprimir PDF
O hálito é o ar emitido durante a expiração pela boca e pelo nariz. Um hálito anormal – mau hálito ou halitose – corresponde a um odor desagradável proveniente da boca ou do nariz. Pode ser o sintoma de uma patologia local ou geral.

A halitose é o termo científico utilizado para designar o mau hálito. Deriva da palavra latina "halitus", ou seja, hálito, e do sufixo grego "osis" que refere um estado anormal ou mórbido. A halitose consiste deste modo na alteração anormal do hálito, alteração que torna este último desagradável.

A halitose pode ser transitória, estando ela então relacionada com alterações passageiras do ambiente bucal (o mau hálito da manhã, o mau hálito relacionado com certos alimentos ingeridos – cebola, alho, tabaco, café, entre outros muitos) ou de longo prazo provocada nestes casos por desordens sistemáticas locais ou gerais (afecções digestivas, pulmonares, endócrinas…).
Leia mais...
 

Causas de Surdez

E-mail Imprimir PDF
Ao se pensar em surdez e nas limitações que lhe são associadas, é natural que se procure saber quais as suas causas e, conseqüentemente, quais os meios de se evitá-la. Algumas condições vêm sendo descritas como as principais envolvidas na deficiência auditiva na infância.
 
Essas causas podem ser pré-natais, isto é, aquelas adquiridas durante a gestação, que são: desordens genéticas, consangüinidade, doenças infecto-contagiosas (como a toxoplasmose, a sífilis, a rubéola, a citomegalovirose e o herpes), uso de remédios ototóxicos, de drogas ilícitas ou de álcool pela mãe, desnutrição ou carência alimentar materna, hipertensão ou diabetes durante a gestação, condições relacionadas ao fator RH e a exposição à radiação.

As crianças também podem adquirir o distúrbio da audição através de problemas que ocorrem durante o parto, como anóxia, parto fórceps, pré ou pós-maturidade e até mesmo a infecção hospitalar.
 
Leia mais...
 

O que você precisa saber sobre alimentos defumados?

E-mail Imprimir PDF
A Defumação é uma técnica milenar de conservação, bastante utilizada por alimentos e celebridades de Hollywood até os dias de hoje. Ou como você acha que a Jane Fonda chegou aos 70 anos de idade com aquele rostinho? Defumação, amigo. Defumação.

Nos antigamentes, quando ainda não haviam inventado a tomada para encaixar o freezer de neandertal, salgar, curar ou defumar servia para conservar o produto da caça por várias semanas ou até mesmo meses. Avançamos, deixamos de apedrejar mamutes (porque os mamutes acabaram), trocamos amplas cavernas por estritos apertamentos, mas o gosto pelo sabor peculiar dos alimentos defumados sobreviveu.

Mas será que o consumo de defumados pode fazer mal? Vamos fatiar esta pergunta e respondê-la pedaço a pedaço.

Inicialmente, é importante procurar saber em que condições o alimento foi preparado. A comida é capaz de transmitir mais de 200 doenças diferentes. Tenho certeza de que você não faz a menor questão de provar qualquer uma delas. A maioria dos alimentos defumados encontrados no supermercado provém de indústrias com processos padronizados e rigidamente fiscalizados. Assim, teoricamente, seriam seguros. Teoricamente.
 
Leia mais...
 

Olheiras

E-mail Imprimir PDF
Aprenda os truques da automaquiagem 
Uma noite mal dormida, cansaço, genética ou puro azar fazem com que muitas mulheres acordem com os olhos bem fundos e envoltos em olheiras berrantes.

O mau humor domina logo na primeira olhada no espelho e faz com que fiquem desesperadas por um remedinho milagroso que apague as marcas. 

Nesta hora dá para recorrer a muitos truques e passar batido pelas incômodas olheiras. Veja dicas de como ficar livres delas em alguns minutinhos: pomadas para hemorróidas aplicadas ao redor dos olhos. "Muitas modelos costumam usar esse tipo de pomada. 

Leia mais...
 

Artrite reumatóide

E-mail Imprimir PDF
O que é? Artrite reumatóide (AR) é uma doença crônica de causa desconhecida. A característica principal é a inflamação articular persistente mas há casos em que outros órgãos são comprometidos. 

Qual é a freqüência: É doença comum e a prevalência pode chegar a 1,5% da população em algumas regiões. É mais freqüente em mulheres e costuma iniciar-se entre 30 e 50 anos de idade, mas compromete também homens e crianças. Para que se desenvolva a doença são necessárias algumas combinações de defeitos genéticos e a presença de um ou mais estímulos externos, o que faz com que a incidência em familiares de pacientes com Artrite Reumatóide (AR) não seja grande. 

Leia mais...
 


Pagina 10 de 15

Publicidade

Facebook

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Quem está Online

Nós temos 80 visitantes online