Home Todos os artigos
Todos os artigos

Hiperidrose - suor demais, autoestima de menos

E-mail Imprimir PDF

Receio de cumprimentar, andar de mãos dadas, tirar os sapatos ou tentativas constantes de esconder a marca de suor na blusa. Essas são algumas das atitudes que fazem parte da rotina de quem sofre com a hiperidrose – suor excessivo causado por uma disfunção no organismo. As áreas mais atingidas são as axilas, palmas das mãos e plantas dos pés.

O problema atinge tanto homens quanto mulheres e os primeiros sinais costumam surgir no final da infância ou começo da adolescência. “A hiperidrose é classificada pelos médicos em dois tipos: primária e secundária.

A primeira é desencadeada por fatores genéticos, enquanto a segunda está relacionada a alterações hormonais, hipertiroidismo e excesso de peso, entre outras causas” – afirma a dermatologista Dra. Alessandra Nogueira.    

Quem sofre com a hiperidrose primária costuma relatar sudorese excessiva, praticamente contínua, e que costuma intensificar em situações de ansiedade, aumento da temperatura ambiente, ingestão de alimentos com muito condimento etc.

Leia mais...
 

Teste de visão e palestras gratuitos

E-mail Imprimir PDF
Fundação Hospital de Olhos realiza nos meses de janeiro e fevereiro o “Programa de Promoção da Saúde Ocular”, que oferecerá palestras e testes de visão gratuitos. O objetivo do programa é conscientizar a população sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce de doenças oculares.

As palestras acontecem às 10h e os temas abordados nas palestras incluem problemas visuais comuns na população brasileira, como glaucoma, catarata, distúrbios de aprendizagem relacionados à visão e ceratocone. Os interessados devem se inscrever pelos números (31) 3289- 2024 / (31) 3289-2073.

Programa de Promoção da Saúde Ocular

Local: Auditório do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães

Endereço: Rua da Paisagem 220 - Vila da Serra – Belo Horizonte

Horário dos testes de visão: 8h10 às 10h e 11h às 12h30

Horário das Palestras: 10h às 11h

Cronograma das Palestras:

12/01 Dr. Ricardo Guimarães e Dr. Leonardo Tibúrcio - Tema: Glaucoma

19/01 Dr. Ricardo Guimarães - Tema: Catarata

26/01 Dra. Márcia Guimarães - Tema: Distúrbios de aprendizagem relacionados à visão

04/02 Dr. Raul Damásio - Tema: Cirurgia Refrativa e Ceratocone

Inscrições: (31) 3289- 2024 / (31) 3289-2073.

 

Desabafo de um médico

E-mail Imprimir PDF

Final de plantão......15 óbitos no hospital foram contabilizados!

Às vezes, a missão de ser médico é árdua a ser vivenciada por aqueles que acreditam na plenitude da alma. Atravessamos muitas dificuldades em qualquer ambiente de trabalho para conseguir exercer com dignidade a profissão.

O lema de “trabalhar com o que tem e não perguntar porque falta”, hoje, já se tornou a rotina da improvisação. Acolhimento humanitário é nunca dizer não, mas tentar adequar com o que se tem.

Ter dignidade refere-se a quem é digno, nobre e tratado com respeitabilidade. E a sociedade encara isso como uma condição ou obrigação? Tratar o ser humano como indigno, pobre, vil e sem respeito é então ser também indigno.

Nossa, terminei o plantão ofegante, suor na fronte, assustado de estar assumindo uma condição que abomino em meu juramento profissional e ser conivente com a situação. Lembrei-me da palavra compromisso e de sobre-salto procurei em meus dedos e não achei um Anel de Tucum!!!

Leia mais...
 

Alcoolrexia é um preço alto para manter-se magro

E-mail Imprimir PDF

Depois da bulimia e da anorexia nervosas (transtornos alimentares) surgiu um novo termo para identificar um vício perigoso, e que pode ser ainda mais grave do que esses distúrbios: a alcoolrexia, que é o consumo do álcool para emagrecer e, em alguns casos, a substituição de refeições por bebidas alcoólicas.

Uma prática nada saudável que, segundo os especialistas, pode levar ao comprometimento dos sistemas digestivo, nervoso e imunológico, e ainda levar ao alcoolismo ou até mesmo à morte.
O termo alcoolrexia ou, em inglês, drunkorexia (derivada da palavra drunk, que significa bêbado) ainda não é reconhecido pela medicina como um distúrbio alimentar.

Leia mais...
 

Saiba como amenizar os sintomas da TPM

E-mail Imprimir PDF

Alimentação e administração de anticoncepcional adequado podem melhorar (e muito) a vida de quem sofre com ela

Se você sofre com cólicas, evitecomer chocolate neste período
De um simples inchaço à irritabilidade extrema, a Tensão Pré-Menstrual, conhecida como TPM, atinge cerca de 70% das mulheres brasileiras, segundo dados do Ministério da Saúde.

Os sintomas aliados a dores no corpo, mau humor, ansiedade e até a um quadro depressivo, podem trazer, além dos incômodos físicos, problemas de convívio social para as mulheres.

Se este for seu caso, saiba que esses sintomas podem acabar se forem devidamente analisados e tratados, segundo a ginecologista Denise Coimbra.

Leia mais...
 

Mosquitos transgênicos destroem parasita da malária

E-mail Imprimir PDF

Cientistas modificaram sistema imunológico dos insetos para torná-los resistentes ao parasita Plasmodium falciparum

Malária é transmitida por 50 espécies de mosquitos Anopheles, que agora são resistentes ao parasita.

Cientistas americanos informaram nesta quinta-feira (12/11/09) terem criado os primeiros mosquitos geneticamente modificados, com organismos capazes de destruir o Plasmodium falciparum, protozoário responsável pela transmissão da malária.

Leia mais...
 

Mulher e a compulsão pelo consumo: causas e tratamento com florais

E-mail Imprimir PDF

Psicóloga Luciane GerodettiA compulsão pelo consumo de bolsas, roupas, sapatos, maquiagem é extremamente associada ao universo feminino. Filmes e personagens em novelas exploram bastante o estereótipo da mulher que gasta muito em compras e tratamentos, como a personagem Melissa, vivida por Christiane Torloni na novela “Caminho das Índias”, da TV Globo.

Mas, o que pode explicar essa compulsão ao consumismo? Como controlar os gastos, principalmente em época de crise econômica e a perspectiva de redução de renda? Como controlar o dinheiro e aprender a concretizar outros planos de vida?

A psicóloga, terapeuta floral e criadora do sistema Essências Florais da Chapada Diamantina, Luciane Gerodetti explica que o consumo é sempre reflexo de uma tentativa de autoexpressão. “A mulher compra uma roupa, bolsa ou sapato para se expressar, se colocar no mundo da maneira que ela julga adequada ou necessária, seja para os outros ou para si mesma”. Quando esse processo é realizado de forma equilibrada é extremamente sadio e positivo, podendo inclusive ser o reflexo de uma autotransformação.

Leia mais...
 

A depressão no universo masculino

E-mail Imprimir PDF
Eles relutam em admitir a doença e procurar tratamento. Por isso, são mais vulneráveis a desenvolver casos graves que podem culminar em dependência de drogas e até mesmo suicídio
 
A depressão atinge o dobro de mulheres em relação aos homens, mas isso não torna esse indicativo menos grave para a ala masculina. Ao contrário, algumas características do comportamento masculino trazem índices preocupantes: eles demoram duas vezes mais a procurar ajuda médica e, quando chegam aos consultórios, muitas vezes a doença já está em estágio grave.
 
Isso se deve, principalmente, a três fatores: 
· biológico, uma vez que a testosterona (hormônio masculino conhecido como “o hormônio da interação social”), quando em níveis normais, protege as funções neurológicas e comportamentais. Ou seja, torna os homens mais resistentes aos altos e baixos emocionais.
· cultural: eles relutam em falar de sentimentos com amigos e familiares e procurar ajuda de um especialista (psicólogo ou psiquiatra); 
· e ainda social, já que a depressão é considerada por algumas pessoas um sinônimo de fraqueza, o que é ainda mais grave para os homens, que sentem a masculinidade afetada quando chamados de fracos  --  consideram que isso é “coisa de mulher”. 
 
Leia mais...
 

Seu filho tem problemas com leitura?

E-mail Imprimir PDF
Seu(a) filho(a) tem problemas com leitura? Tem dificuldade em memorizar e compreender o que lê? Queixa de dores de cabeça, cansaço ou outros sintomas físicos quando está diante de algum texto? Omite ou “salta” palavras quando lê? Então, ele pode ter um tipo específico de distúrbio do processamento perceptual, que é chamado Síndrome de Sensibilidade Escotópica (SEE), Sídrome de Irlen ou Dislexia de Leitura.

As pessoas que apresentam tal síndrome relatam que a luminosidade, o contraste, o tamanho da impressão, o trabalho e o esforço de compreensão afetam negativamente o desempenho na leitura, bem como na realização de outras tarefas (por se tratar de uma distorção visual). Essa síndrome pode ou não estar associada a outras dificuldades de aprendizagem tais como: Déficit de atenção e Hiperatividade, problemas comportamentais e emocionais, sensibilidade à luz (fotofobia), dislexia, certas condições visuais médicas, entre outras.

Leia mais...
 

Gravidez e calor

E-mail Imprimir PDF
Durante as altas temperaturas, gestantes devem evitar efeitos nocivos do sol e privilegiar alimentação leve
 
Se para qualquer um, os dias quentes de verão exigem maior proteção e hidratação da pele e do organismo, para as gestantes, a preocupação deve ser redobrada.
 
 “A mulher abriga um ser em formação, por isso é preciso ter boas condições físicas para o bem-estar do bebê”, ressalta o obstetra Talvanes Ferrari Parizio, do Hospital Belo Horizonte.
 
Os cuidados envolvem a hidratação, a alimentação, a higiene pessoal, o uso de cosméticos e de roupas apropriadas, bem como a redução à exposição aos raios solares e a ida a piscinas e praias. 
Leia mais...
 

Pilates no solo

E-mail Imprimir PDF
Exercícios físicos inspirados no treinamento militar são uma das sensações das academias para quem quer ganhar resistência e força.

Condicionamento físico, melhoria cardiovascular, ganho de massa com perda de medidas. Essa lista de benefícios da prática de exercício físico todo mundo sabe bem. No entanto, por mais que seja conhecida, não é fácil para a maioria dos mortais ter ânimo para malhar todos os dias.
 
Não que não existam os amantes das barras e abdominais, mas, no geral, o compromisso e a disciplina com a ginástica, às vezes, ficam em segundo plano, atrás de uma boa pizza, a novela ou o futebol de frente para a TV. Para quem ainda está de ressaca do carnaval, malhar pode ser uma tarefa ainda mais difícil. 
Leia mais...
 


Pagina 2 de 15

Publicidade

Facebook

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Quem está Online

Nós temos 203 visitantes online