Home Todos os artigos
Todos os artigos

Barriga inchada pode ser índicio da síndrome do intestino irritável

E-mail Imprimir PDF

Sem causas descobertas pela medicina, distúrbio afeta principalmente as mulheres

Constipação ou diarreia minutos depois de comer, barriga inchada e cólicas são sinais da síndrome
Constipação ou diarreia minutos depois de comer, barriga inchada e cólicas frequentes podem ser sinais da síndrome do intestino irritável.

O distúrbio funcional do tubo digestivo caracterizado também por dor abdominal, flatulência (gases) em excesso e sensação de que o intestino foi esvaziado por completo após a evacuação não tem causas ou lesões intestinais diretas.

Desta forma, seu diagnóstico é mais dificil de ser feito, muitas vezes realizado somente após a realização de outros exames, de acordo com a gastroenterologista Marilia Gaboardi, responsável pela Área Comunidade da Sociedade de Gastroenterologia de São Paulo.

Leia mais...
 

Corrida contra gripe lota hospitais em BH

E-mail Imprimir PDF
Espirrar, tossir e assoar o nariz são práticas comuns nesta época do ano. Enquanto as temperaturas caem nas ruas, a do corpo aumenta. Surgem as febres, dores de cabeça e indisposições. Assim, as gripes e os resfriados tornam-se vilões da mudança de clima, e as vítimas, na maioria das vezes, são as crianças.
 
Basta uma visita rápida aos centros de saúde, unidades de pronto atendimento (UPAs) e hospitais públicos ou particulares de Belo Horizonte para constatar que os pequenos são os pacientes da vez e representam um aumento de até 40% na demanda por consulta pediátrica.
 
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a maio, houve aumento de 30% a 60% nas UPAs em assistência às crianças com doenças respiratórias. De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde, cerca de 180 pessoas (crianças, idosos e adultos) morreram no Brasil, em 2006, por causa da gripe e suas complicações. 
Leia mais...
 

Nova tecnologia capaz de produzir e renovar o colágeno

E-mail Imprimir PDF
Muitas mulheres estão ficando tristes ao serem fotografadas após 40 anos, pois o aspecto de viço e jovialidade da pele vai sendo perdido rapidamente após esta fase

O que fazer?

O colágeno é a proteína fundamental e essencial para manter a sustentação e a jovialidade da pele. 

A indústria já fez um produto que ao ser injetado na derme profunda age por cinco meses e reconstrói a sustentação e o colágeno perdidos com o tempo.

Leia mais...
 

Acupuntura alivia dor de cabeça crônica, diz revisão de estudos

E-mail Imprimir PDF

Cientistas analisaram várias pesquisas conduzidas nos últimos anos.

Tratamento começa a deixar de ser taxado de "alternativo".

 

Para dor de cabeça crônica, o melhor tratamento pode ser um dos mais antigos: a acupuntura. 

 

Em 1998, o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos reconheceu a acupuntura como um bom tratamento alternativo para dores de cabeça, mas avisou que não havia experiências clínicas suficientes para chegar a uma conclusão definitiva sobre sua eficácia.

Leia mais...
 

Depressão: a doença do afeto

E-mail Imprimir PDF

Mulher deprimida, depressão
Pode-se dizer que a depressão é um dos males da sociedade moderna. Essa doença, que altera a maneira como a pessoa vê o mundo, sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sente disposição e prazer em viver, sempre existiu, mas com a mudança de conceitos e hábitos de vida fez com que se proliferasse mais intensamente.
 
Estima-se que 121 milhões de pessoas ao redor do mundo estejam, neste momento, deprimidas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a quarta causa global de incapacidade, sendo responsável pela metade das doenças mentais existentes no mundo.
 
Leia mais...
 

Dormir bem tem se tornado um privilégio de poucos

E-mail Imprimir PDF
A competitividade profissional, estresse, poluição sonora, obesidade e outros fatores têm aumentado as queixas de problemas relacionados ao sono. Os três principais distúrbios são insônia, roncos e apnéias. Há, no entanto, uma série de comportamentos que podem influenciar positivamente e melhorar a qualidade desse repouso tão necessário. 

A insônia é o problema mais comum no mundo inteiro. É caracterizado pela dificuldade de dormir e manter o sono. Segundo Andréia Julião, neurofisiologista clínica integrante da Associação Brasileira do Sono, essa doença começa de forma situacional. “Algum problema grave desencadeia preocupações e gera dificuldade de dormir. Depois de algum tempo, a pessoa começa a se preocupar se vai conseguir dormir, o que é péssimo, e assim a insônia se torna crônica”, explica a especialista. 
Leia mais...
 

O Século da mulher

E-mail Imprimir PDF
Segundo um estudo estatístico realizado pelo Instituto Galupp, a pedido da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que tem por base os anos de 2003 e 2004, sabemos que mais de 60% das cirurgias realizadas no Brasil foram de caráter estético e, dessas, cerca de 80% foram realizadas em pacientes do sexo feminino.

Aproveitando a iminência do Dia Internacional da Mulher (08 de março), risco um paralelo entre a evolução sócio cultural da mulher e a evolução da cirurgia plástica. Essa data, ao ser criada, não pretendia apenas comemorar. O objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual.

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como redução na carga horária diária para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho por dia), equiparação de salários com dos homens (elas chegavam a receber até um terço do salário de um homem para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente em que trabalhavam. A manifestação foi reprimida com grande violência. As mulheres foram trancadas e queimadas dentro da fábrica. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Leia mais...
 

Identificada enzima que propaga o câncer

E-mail Imprimir PDF
Pesquisadores do Reino Unido dizem que substância é responsável por preparar partes do corpo que serão atingidas por células tumorais, facilitando processo de metástase

Londres - Em estudo publicado na revista científica Cancer Cell, pesquisadores britânicos afirmam ter descoberto a enzima responsável pelo alastramento das células cancerígenas, um processo conhecido como metástase. Os cientistas explicam que a enzima chamada LOX é crucial na evolução da metástase, que ocorre quando o câncer se espalha para outras partes do corpo. 

Em muitos casos de câncer, não é o tumor inicial que mata – o perigo está nas células que circulam para outras partes do corpo, um processo responsável por 90% das mortes relacionadas à doença. O estudo indica que a LOX atua enviando sinais para preparar a área do corpo que será atingida pelas células cancerígenas. Segundo os cientistas, sem este processo de preparação, o ambiente pode ser muito hostil para possibilitar o crescimento do câncer. 
Leia mais...
 

Que doenças a endocrinologia trata?

E-mail Imprimir PDF
Os endocrinologistas são médicos especialmente treinados para reconhecer e tratar problemas hormonais, ajudando a restabelecer o equilíbrio natural dos hormônios no seu corpo.
 
Alguns endocrinologistas também trabalham com pesquisa básica, para desvendar os segredos do funcionamento das glândulas, e desenvolvem novas medicações e tratamentos para os distúrbios hormonais. A pesquisa é importante para ajudá-los a aprender as melhores maneiras de tratar seus pacientes. 

O campo de atuação do endocrinologista é extremamente vasto, visto que os hormônios regulam praticamente todas as funções orgânicas, e portanto as alterações hormonais podem provocar doenças as mais variadas, envolvendo o organismo como um todo.
Leia mais...
 

A Dor na Terceira Idade

E-mail Imprimir PDF
A dor é um fenômeno subjetivo e complexo que sempre deve ser avaliada com muito critério. É o sintoma que mais freqüentemente leva uma pessoa a procurar assistência médica e ocorre com muita freqüência na doença reumática. Na terceira idade há uma diminuição da sensibilidade à dor, desta maneira qualquer tipo de dor deve ser sempre valorizada.

A dor é um sinal de alarme de que algo está agredindo o organismo. Quando surge subitamente, geralmente vem acompanhada de aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial. Quando a dor é crônica, existente há meses, pode produzir desânimo, depressão, perda de apetite, alterações do sono, e até constipação.

O estado emocional influencia a sensação dolorosa. Freqüentemente a dor se deve a uma somatização de problemas psicológicos mal resolvidos. O estado depressivo acentua o quadro doloroso que por sua vez piora a depressão.

Na terceira idade se destacam as dores reumáticas, as dores nas costas, as dores abdominais e as dores da face. A dor de cabeça deve ser sempre muito bem avaliada.
Leia mais...
 

Lupus Eritematoso Sistêmico

E-mail Imprimir PDF
É uma doença inflamatória de causa desconhecida. Para que se desencadeie a doença, agentes externos desconhecidos (vírus, bactérias, agentes químicos, radiação ultravioleta) entram em contato com o sistema imune de um indivíduo que está com vários genes erradamente induzindo produção inadequada de anticorpos.

Estes anticorpos são dirigidos contra constituintes normais (auto-anticorpos) provocando lesões nos tecidos e também alterações nas células sangüíneas.

É uma doença razoavelmente comum no consultório dos reumatologistas. Melhor conhecimento médico e avanço em métodos diagnósticos devem ser os motivos pelos quais o lupus Eritematoso Sistêmico tem sido diagnosticado com mais freqüência e seu prognóstico é muito melhor do que há 15 anos atrás.
Leia mais...
 


Pagina 4 de 15

Publicidade

Facebook

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Quem está Online

Nós temos 94 visitantes online