Home Todos os artigos
Todos os artigos

Enxaqueca

E-mail Imprimir PDF
A Enxaqueca é um problema muito comum. Os estudos mostram que uma pessoa a cada cinco sofre dela. Além de dor de cabeça forte, a pessoa com Enxaqueca pode ter uma série de outros sintomas, como náuseas, vômitos, tonturas, visão embaçada, formigamentos pelo corpo, etc. 

Os mais diversos alimentos podem desencadear Enxaqueca. A lista é infinita, e varia de pessoa para pessoa. Seria angustiante e uma grande perda de tempo sair a busca de todos os alimentos desencadeantes em cada um dos enxaquecosos, e recomendar a todos que os evitassem. Já pensou na frustração de ter que dispensar um delicioso sorvete, vinho, ou uma barra de chocolate, batatas fritas, e outras gostosuras inevitáveis no nosso dia-a-dia?!? 

Não, a solução não é viver dentro de uma bolha e sempre passando vontade, mas sim melhorar para que você possa vir a se expor a esses ingredientes, sem ganhar uma crise de enxaqueca em troca. Isso é a verdadeira melhora da enxaqueca! 
Leia mais...
 

Câncer de Mama

E-mail Imprimir PDF
O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. 

Este tipo de câncer representa nos países ocidentais uma das principais causas de morte em mulheres. As estatísticas indicam o aumento de sua freqüência tantos nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento.
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. 
Leia mais...
 

Implante sob a pele destrói melanoma

E-mail Imprimir PDF

Professor de bioengenharia da Universidade de Harvard cria pequeno disco de plástico, com 8 milímetros de diâmetro, que induz resposta imunológica contra os tumores

Poderosas estratégias de combate ao câncer podem estar em ideias criativas, ousadas e, até mesmo, geniais. Um exemplo veio dos laboratórios da Faculdade de Engenharia e Ciências Aplicadas da Universidade de Harvard, em Boston (Massachusetts), mais precisamente da imaginação do professor de bioengenharia David Mooney.

A promissora arma contra o melanoma, câncer de pele que deve afetar pelo menos 2.960 homens e 2.970 mulheres no Brasil em 2010, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é um pequeno disco de plástico colocado sob a pele.

Leia mais...
 

Clareamento dentário exige acompanhamento profissional

E-mail Imprimir PDF

O uso indiscriminado de substâncias branqueadoras pode causar hipersensibilidade, enfraquecimento dos dentes e até danos à gengiva

O clareamento dos dentes, antes privilégio apenas das classes média e alta, começa a se  popularizar, com a diminuição dos custos do tratamento. Atualmente, uma pessoa que acredita estar com os dentes amarelados pode adquirir produtos para clareamento pela internet e até por televendas. 

“O problema é que, embora pareça um procedimento simples, a aplicação incorreta do produto pode causar sensibilidade dolorosa, irritação nas gengivas, prejuízo ao esmalte do dente e ainda deixar a percepção de que as restaurações e próteses ficaram mais escuras, pois os produtos só atuam na substancia dentária e não nos materiais restauradores com aqueles utilizados em restaurações e próteses” – alerta Cássia Gil, diretora da Medial Odonto.
Leia mais...
 

Médicos brasileiros estudam dor do crescimento

E-mail Imprimir PDF

Médicos brasileiros começaram um estudo, em São Paulo, que poderá ajudar pais a lidar com um problema que afeta crianças, a dor do crescimento. Cerca de 10% delas sofrem com este mal.

Leia mais...
 

Câncer de intestino

E-mail Imprimir PDF
PREVENÇÃO 
 
Por que se preocupar com o câncer de intestino?

O câncer de intestino, embora possa ser prevenido, é um dos cânceres mais frequentes no mundo. No Brasil, ele é o 4o. câncer mais diagnosticado. Segundo estimativas do INCA (Instituto Nacional do Câncer), este tipo de câncer acometeu mais de 27 mil pessoas, em 2008, somente no Brasil. 

Quando o seu diagnostico ocorre em fases iniciais, é frequentemente curável.

Leia mais...
 

Os segredos do cabelo branco

E-mail Imprimir PDF
Quando começam a aparecer os cabelos brancos, costumamos culpar o estresse. Mas a ligação entre o cabelo branco e o estresse psicológico ainda não tem a sustentação de estudos científicos. Apesar de a chegada dos cabelos brancos ser previsível, a forma como e por que o cabelo envelhece ainda não é bem conhecida.
 
No mês passado, uma equipe de pesquisadores europeus alcançou uma espécie de momento "eureca". Eles estavam estudando um defeito genético chamado vitiligo, que faz com que pedaços da pele não tenham pigmento. Pessoas com vitiligo têm atividade baixa de catalase, uma enzima que decompõe o peróxido de hidrogênio, resultando em níveis elevados dessa substância na pele.
Leia mais...
 

Dores do Crescimento

E-mail Imprimir PDF
Uma das causas mais comuns de consultas a especialistas em reumatologia pediátrica (cerca de 25%), as “dores do crescimento” ainda causam muita controvérsia entre os especialistas, especialmente por não ter causa conhecida. Segundo o dr. Fábio Ravaglia, as chamadas “dores do crescimento” foram diagnosticadas em 1823, pelo médico Duchamps.
 
“Essa denominação é originada pelo fato de o problema acometer crianças e jovens de três a quinze anos — período de crescimento — que reclamam de dores nos membros inferiores, no final da tarde ou à noite”, esclarece o ortopedista Fabio Ravaglia.
 
De acordo com o ortopedista, o exame clínico geralmente mostra que a criança não possui nenhuma doença aparente, nem sinais de inflamação articular. “Ainda assim, é importante ressaltar que apesar da causa não conhecida, as dores do crescimento são reais”, afirma o ortopedista.
Leia mais...
 

Luxação recidivante da patela

E-mail Imprimir PDF
A luxação da patela ou da rótula é a perda da relação anatômica normal entre o sulco femoral distal e um pequeno osso que fica a sua frente chamado patela. Quanto a etiologia, é sempre traumática apesar de que às vezes o trauma é mínimo ou apenas um torção do joelho pode levar a rótula a sair do seu lugar normal. 

A luxação traumática ocorre após o mecanismo violento em pacientes com estrutura óssea e cápsuloligamentar previamente íntegros. Nesses casos, geralmente ocorre desinserção ou ruptura do estabilizador da articulação que é o ligamento patelo-femoral medial. O seu tratamento indequado pode levar à recorrência da patologia, ou seja, a articulação tornar-se instável. 

Na luxação por trauma mínimo (torção) há alterações preexistentes que favorecem a luxação (ou subluxação). Esses pacientes geralmente apresentam hipermobilidade geral em outras articulações, além de fatores predisponentes como joelho em X, torção tibial externa, rótula mal-formada, etc... 
Leia mais...
 

Hiperplasia benigna da próstata (HBP)

E-mail Imprimir PDF
O que é?
 
É o aumento benigno do volume da próstata. A próstata é uma glândula situada na parte inferior da bexiga e anterior ao reto. No seu interior passa a uretra (o canal pelo qual a urina é eliminada do corpo). A função da próstata é, entre outras, fabricar uma porção do esperma (líquido expelido durante a ejaculação). Como a próstata envolve a uretra, um aumento do volume prostático pode impedir a passagem da urina. 

Qual o tamanho da próstata?
 
Durante a infância, a próstata é muito pequena. Quando começa a adolescência, há uma maior produção de hormônios masculinos e, consequentente, a próstata inicia seu aumento. Nesta fase, os caracteres sexuais também surgem: engrossamento de voz, surgimento de pelos pubianos, barba, etc.
Leia mais...
 

Cirurgia de sinusite

E-mail Imprimir PDF
Sinuplastia com balão é indicada para pacientes com obstrução crônica dos seios paranasais
Uma nova técnica cirúrgica promete alívio imediato para os incômodos e dolorosos sintomas da sinusite. Desenvolvida pela Clínica Mayo, em Jacksonville, na Flórida (EUA), a sinuplastia com balão é indicada quando os remédios não são suficientes para desobstruir os seios paranasais. “O procedimento é uma solução alternativa, minimamente invasiva, à cirurgia mais radical dos seios da face, sendo indicada para pacientes que precisam mais do que de medicamentos para se tratar", afirma o otorrinolaringologista Christopher Garvey.

Para ajudar a limpar os seios faciais bloqueados pela sinusite, os médicos adaptaram a técnica da angioplastia, aplicada na desobstrução de artérias. “A sinuplastia é uma técnica inovadora. Usar essa tecnologia no tratamento da sinusite é simplesmente brilhante”, exalta o médico. Ele ressalta que, em geral, os pacientes se recuperam e vão para casa no mesmo dia. Depois do alívio imediato dos sintomas, eles podem retomar as atividades normais em 24 horas.
Leia mais...
 


Pagina 7 de 15

Publicidade

Facebook

Enquete

Falhas de memória são comuns, mas alguns sinais mostram se isso pode ou não ser um problema. Você se preocupa quando nota que esqueceu algo?
 

Quem está Online

Nós temos 87 visitantes online